Universidade de Pernambuco amplia parcerias com universidades de Moçambique

Maputo. Foto Jean Carlos Vieira Santos

Da Redação

Uma comitiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, até o próximo dia 26, missão oficial a Moçambique com o objetivo de ampliar parcerias institucionais e fortalecer os vínculos de cooperação acadêmica entre os dois países. No total, serão assinados nove convênios específicos com diversas faculdades da Universidade Pedagógica de Maputo e um convênio para realização de um Mestrado Interinstitucional (Minter) com a Universidade de Save, na província de Inhambane.

Integram a comitiva a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Gois Leandro, que lidera a delegação; a diretora de Relações Internacionais, Cristiane Costa; e o professor Arnaldo Carneiro, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. A missão teve início no último dia 21.

Foto UFPE

A programação da missão oficial inclui encontros com autoridades moçambicanas, como a ministra da Educação e Cultura, Samaria dos Anjos Tovela; e o ministro da Saúde, Ussene Hilário Isse, além de reunião diplomática com o secretário de Estado para Ciência e Tecnologia.

A visita prevê ainda a assinatura de Acordo de Cooperação com a Universidade Pedagógica de Maputo, na presença da diretora de cooperação Sarita Henriksen e de todos os diretores das faculdades da instituição. As atividades contam com o apoio e acolhimento do embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra.

A agenda contempla visitas técnicas às diversas faculdades da Universidade Pedagógica e uma viagem à Universidade Save (UniSave), na província de Inhambane, para reunião com a reitora e troca de acordos firmados.

Entre os destaques, está a aula inaugural do convênio entre a Faculdade de Engenharia Civil da UP e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE, ministrada pelo professor Arnaldo Carneiro, consolidando a cooperação em ensino e pesquisa na área de Engenharias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também