Jorge Teixeira de Sampayo assume o Vice Consulado de Portugal em Belém do Pará

Da Redação

Ao cessar funções na Cidade do Cabo e assumir a gerência deste Posto Consular, Jorge Teixeira de Sampayo divulgou nota dirigindo mensagem à Comunidade Portuguesa residente nesta área de jurisdição consular, nomeadamente nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, para dar ciência à sua chegada e início de funções em Belém do Pará.

Jorge Teixeira de Sampayo cessou definitivamente suas funções de Cônsul-Geral de Portugal na Cidade do Cabo, na África do Sul, e assumiu a gerência interina deste Posto Consular no passado dia 18 de Setembro. “É com muita honra que assumo estas funções e é para mim um privilégio servir esta valorosa Comunidade”, disse.

“A área de jurisdição deste Posto Consular acolhe uma comunidade portuguesa calorosa e acolhedora, sendo certo que esta região é também rica em história e cultura, entre outros, que corresponde aos laços de irmandade que Portugal e o Brasil compartilham”, refere ainda o novo gestor.

Jorge Sampayo também afirmou que a “bem integrada” Comunidade Portuguesa residente nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, “contribui, por sua vez, para enriquecer o relacionamento fraternal entre Portugal e o Brasil e desempenha um papel determinante, representando um elemento essencial para o estreitamento do relacionamento bilateral. Com o seu esforço, dedicação e trabalho, acabam por ser os verdadeiros representantes de Portugal”.

Sampayo encerrou a nota dizendo que deseja contribuir, “em representação de Portugal”, para o fortalecimento dos laços fraternais existentes com estas autoridades. “Imbuído de um espírito de bem servir, estarei também à inteira disposição da Comunidade Portuguesa residente na área de jurisdição deste Posto Consular. Desejo, sobretudo, contribuir para a melhoria qualitativa dos serviços consulares, para a promoção de Portugal e procurar corresponder às expectativas da Comunidade”.

Belém do Pará, 29 de Setembro de 2025
JORGE TEIXEIRA DE SAMPAYO
Conselheiro de Embaixada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também