Estádios da Luz e José Alvalade recebem fase final da Liga dos Campeões em agosto

Da Redação
Com Lusa

Lisboa vai receber a fase final da Liga dos Campeões de futebol em agosto, numa ‘final a oito’, em campos neutros e em apenas um jogo, anunciou nesta quarta-feira a UEFA.

O encontro decisivo estava previsto para o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia, que, em maio de 2018, tinha derrotado a ‘casa’ do Benfica nesta ‘corrida’.

A edição de 2019/20 da ‘Champions’, que foi suspensa em março devido à pandemia de covid-19, vai ser reatada com os restantes quatro jogos dos oitavos de final, seguindo-se o desfecho inédito em campos neutros, nos Estádios da Luz e José Alvalade, em Lisboa, confirmou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Atlético de Madrid, Atalanta, Leipzig e Paris Saint-Germain aguardam a segunda mão dos embates dos ‘oitavos’ (Manchester City-Real Madrid, Juventus-Lyon, FC Barcelona-Nápoles e Bayern Munique-Chelsea), agendados para 07 e 08 de agosto, no Porto ou em Guimarães, caso não sejam jogados nos recintos dos clubes, segundo a UEFA.

Nessa altura, já vai ser conhecido o alinhamento dos ‘quartos’, a disputar entre 12 e 15 de agosto, e das ‘meias’, em 18 e 19 de agosto, uma vez que o sorteio destas fases ficou marcado para 10 de julho.

Na comunicação deste dia 17, o secretário-geral da UEFA, Giorgio Marchetti, indicou ainda que os palcos previstos paras as finais avançam todos um ano, devido ao facto de Istambul, que deveria receber este ano a final da ‘Champions’, ter sido cancelada.

Assim, a cidade turca acolherá a final de 2020/21, no Estádio Olímpico Atatürk, São Petersburgo receberá a decisão em 2022, Munique em 2023 e Wembley (Londres) em 2024.

Em 02 de junho, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esperar uma “boa notícia” para Portugal no campo do futebol internacional, enquanto, na terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) assegurou “todas as condições” para acolher a competição.

A final, que vai ditar o sucessor do já eliminado Liverpool como campeão da mais importante prova europeia de clubes, vai ser disputada pela terceira vez em Portugal.

A pasta da Saúde já declarou que Portugal tem todas as condições de receber os jogos da competição.

Portugueses

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse que só é possível Portugal receber a Liga dos Campeões devido ao “comportamento dos portugueses” no combate à covid-19.

“Em grande parte, digo-o com orgulho, receber estes jogos da ‘Champions’ só é possível pelo comportamento que os portugueses têm tido — e precisam de continuar a ter — no combate sem tréguas à pandemia covid-19”, defendeu Fernando Gomes.

O dirigente máximo do futebol português destacou que receber os jogos da edição 2019/2020 da Liga dos Campeões é “de um valor extraordinário para Portugal”.

A UEFA deixou em aberto a questão de uma eventual presença de público nos jogos, que decorrerão entre 12 e 23 de agosto, com o presidente do organismo, Aleksander Ceferin, a dizer apenas “que as coisas estão a mudar muito rapidamente”.

“Mais do que confiar na FPF, a UEFA demonstrou que confia nos portugueses. No Governo, na federação, nos clubes, nas pessoas”, acrescentou o presidente da Federação Portuguesa, enaltecendo o trabalho que tem sido feito com as autoridades de saúde, o que tornou este cenário possível.

O dirigente lembrou ainda as boas infraestruturas existentes em Portugal e a experiência em grandes eventos, assinalando também o apoio dos clubes, com a “cedência dos seus estádios e centros de estágios”, além da cooperarem na organização.

Na nota, publicada na página da FPF, Fernando Gomes termina com agradecimentos ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro, António Costa, pela “confiança depositada” na Federação.

Na ‘reformulação’ do que falta jogar na competição, suspensa desde março devido à crise com a pandemia do novo coronavírus, a UEFA atribuiu assim uma ‘final a oito’ em Lisboa nesta edição de 2019/20, e colocou a possibilidade de Guimarães e Porto receberem jogos que faltam dos oitavos de final (07 e 08 de agosto).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: