Da Redação
No último fim de semana, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos esteve em Alagoas, representando o país europeu homenageado com a Comenda Barão de Penedo. A mais alta honraria concedida pelo Poder Executivo Municipal foi entregue durante a programação do Circuito Alagoano Portugal de Cena na noite de sábado, 25, no Theatro Sete de Setembro, na cidade de Penedo.
O Prefeito Ronaldo Lopes destacou o ducentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, celebrado também pelo Governo de Alagoas, realizador da 8ª edição do Portugal em Cena.
“Não tem como nós desassociarmos a história de Penedo à história de Portugal. Esta comenda que nós vamos entregar ao senhor, com muita satisfação, que hoje representa o povo de Portugal aqui, é denominada Barão de Penedo, título que foi dado a um penedense pela monarquia portuguesa no Brasil. E ele também foi nosso embaixador na Inglaterra, tinha um relacionamento muito grande com todos os países da Europa. Por isso que esta é a maior honraria que nós podemos oferecer”, reforçou o prefeito Ronaldo Lopes, apresentando as boas-vindas do povo ribeirinho ao representante dos portugueses.
“Eu gostaria de dizer umas breves palavras”, iniciou o embaixador português em seu pronunciamento. “No dia 29 de agosto de 1825, no Rio de Janeiro, foi assinado o Tratado de Paz e Amizade entre Portugal e o Brasil, pelo qual Portugal reconhecia diplomaticamente o Brasil. Por isso, estamos comemorando os 200 anos de relações diplomáticas, mas acho que o mais simbólico, o mais importante desse tratado foi que, como está lá escrito, as senhoras e os senhores poderão consultar, se deu início aquilo que foi chamado a mais perfeita amizade. Isso é cultura, isso é poético, mas isso não é uma palavra vã. Isso é um assunto de Estado, uma relação entre dois países soberanos, que o foram a partir de 1825, no caso do Brasil”.
“Acho que esta é a cidade mais portuguesa que eu vejo aqui em Alagoas e, portanto, não podia haver melhor lugar para estarmos aqui a celebrar juntos os 200 anos da nossa perfeita amizade. Eu agradeço muito à cidade e ao prefeito, que representa a cidade, por tudo o tem feito para preservar essa memória, que é uma memória viva, porque todos os dias tem gente a passar por Penedo. É importante saber essas coisas porque é isso que transforma uma memória em algo que é vivo e que nós experimentamos todos os dias”, afirmou Luís Faro, agradecendo o trabalho das equipes responsáveis pelo Circuito Alagoas Portugal em Cena.
Também esteve presente no evento o Governador Paulo Dantas, o Secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar.
As celebrações do Portugal em Cena, com destaque para a entrega da Comenda Barão de Penedo, ocorreu em meio ao Festival de Música de Penedo. Enquanto o Centro de Convenções era palco do show de encerramento do FEMUPE 2025, com o cantor e compositor pernambucano Nando Cordel, a plateia do Theatro Sete de Setembro curtia a apresentação da cantora Irina Costa, com o espetáculo Navegar é Preciso.
Acompanhada por banda liderada por Ricardo Araújo, mestre na guitarra portuguesa, e também pelo penedense Wellington Pinheiro no bandolim, Irina presenteou o público com fados e canções da MPB.
História
Luís Faro passa a integrar a Ordem do Mérito Barão do Penedo em decorrência da “opção histórica da população penedense aos laços de amizade com a Coroa Portuguesa, quando da expulsão dos holandeses de Penedo”, conforme relata o decreto sobre o marco histórico ocorrido em 1645.
O sucesso na batalha Openeda rendeu à então vila ribeirinha o título de leal e valorosa, reconhecimento feito por Dom Pedro II, imperador que esteve em Penedo em 1859, durante expedição que fez até as cachoeiras de Paulo Afonso-BA.
Foi ainda o monarca nascido em solo brasileiro quem concedeu o título nobiliárquico Barão de Penedo para Francisco Inácio de Carvalho Moreira, no ano de 1864. Nascido no berço da cultura alagoana, Inácio de Carvalho foi político, advogado – um dos fundadores da Ordem do Brasil -, embaixador e ministro plenipotenciário do Brasil nos EUA e na Europa.
“Ele resolveu muitas pendências na Inglaterra, a favor do Brasil, e foi um homem fiel ao Império, tanto que, quando foi instaurada a república, Francisco Inácio de Carvalho Moreira seguiu junto com Dom Pedro II para o exílio, em Portugal. Ele foi um monarquista até o final. sendo uma pessoa próxima e ligada à família real portuguesa. Além disso, o pai do Barão de Penedo era português, tinha aqui dois engenhos, então nada disso que acontece hoje é por acaso. Esta comenda lhe cai bem, porque tem toda uma origem portuguesa”, ressaltou o Secretário da Ordem Barão do Penedo e procurador municipal Francisco Sousa Guerra durante a entrega da comenda.
A 8ª edição do Portugal em Cena também trouxe ao Theatro Sete de Setembro a arte do ator e produtor cultural Chico de Assis, recitando Eça de Queiroz; e o personagem Dão Pédu.





