Universidade de Lisboa entre as 200 melhores do mundo no ranking de Xangai

U.Porto é uma das 400 melhores do mundo no Ranking de Xangai.

Da Redação

O Ranking elaborado pela Shanghai Jiao Tong University, oficialmente conhecido como o “Academic Ranking of World Universities (AWUR)”, é internacionalmente considerado como um dos mais importantes a nível mundial. Em 2018, a Universidade de Lisboa, mantendo a sua posição no intervalo 151 a 200 das melhores Universidades mundiais, melhorou, em relação a 2017, o seu desempenho no conjunto dos parâmetros avaliados.

Para a construção do ranking foram analisadas mais de 1500 universidades sendo selecionadas as 1000 melhores. Ele baseia a sua classificação em seis indicadores: o numero de alumni (antigos alunos) e docentes contemplados com o Prêmio Nobel e Medalha Fields, o número de investigadores altamente citados, o número de artigos publicados em revistas científicas de “Nature and Science”, o numero de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e o desempenho per capita da Universidade.

Segundo a ULisboa, entre os fatores que mais contribuíram a subida em relação ao ano anterior foi o número de publicações em revistas científicas de “Nature and Science”, assim como do número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index, além de uma melhoria no desempenho per capita da Universidade.

“Acima do intervalo em que é classificada a Universidade de Lisboa, só encontramos 52 Universidades europeias, não fazendo parte deste conjunto nenhuma universidade do sul da Europa, ou do espaço ibero-americano. O excelente resultado da Universidade de Lisboa é fruto do trabalho de todos os que nela estudam e trabalham” divulga a instituição.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Universidade do Porto foi distinguida entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo, no ranking internacional.

No Porto, a produção científica e a produção per capita se destaca na UPorto, especificamente em artigos publicados na área das ciências naturais (pontuação de 11.8) e o número de artigos indexados no Social Sciences Citation Index 2017 (pontuação de 44.6).

Além dessas duas, integram o grupo as universidades de Aveiro e Minho, ambas classificadas no grupos das 401-500 melhores instituições do mundo. A Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra fecham o grupo de universidades portuguesas, classificando-se entre as 501-600 melhores universidades do mundo.

No contexto global, as universidades norte-americanas voltam a liderar o Ranking de Xangai. A Universidade de Harvard está em 1.º lugar, logo seguida da Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido), Massachusetts Institute of Technology (EUA) e a Universidade de Berkeley (EUA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend