Itamaraty confirma terceiro voo extraordinário Lisboa – Guarulhos

Mundo Lusíada

Na sequencia da confirmação do governo português do terceiro voo para repatriar portugueses no Brasil, o Ministério das Relações Exteriores confirmou mais um voo para a viagem de brasileiros que estão retidos em Portugal, sem opções de voos para retornar ao país.

“De modo a possibilitar o retorno ao país de cidadãos brasileiros retidos em território português, em 15/3 será realizado um terceiro voo comercial extraordinário entre Lisboa e Guarulhos” traz nota do Itamaraty.

Segundo o governo, como nas ocasiões anteriores, a operação da próxima semana é privada.

“Os interessados devem tratar diretamente com a TAP da marcação ou do eventual reaproveitamento de bilhetes aéreos. Tendo em conta o estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal, somente poderão ingressar no aeroporto os passageiros com bilhetes confirmados pela TAP”.

De acordo com o Itamaraty, 519 brasileiros já conseguiram retornar nos dois voos anteriores remanejados entre os governos, já realizados em 26/2 e 10/3.

“O Itamaraty, por meio da Embaixada em Lisboa e dos Consulados-Gerais em Lisboa, Porto e Faro, seguirá prestando toda assistência cabível aos brasileiros” conclui a nota. Confira a nota completa na rede social da Embaixada do Brasil em Lisboa.

Voos Latam e Azul

Segundo divulgou o jornal Público, o governo português já concedeu autorização para as companhias Latam e Azul operarem um voo extraordinário para o Brasil, mas ainda não marcaram nenhuma data.

As companhias foram informadas na semana passada mas “não apresentaram qualquer pedido de autorização ao MNE”, segundo o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, em resposta ao jornal.

“Para cada voo realizado pela TAP para repatriamento de nacionais portugueses, fica autorizado outro voo, com o mesmo fim (repatriamento de brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil) e nas mesmas bases (comerciais), por empresa aérea brasileira interessada”, informou o governo português.

O Governo português suspendeu os voos de e para o Brasil desde o começo do ano, uma medida “de último recurso”, que já foi prorrogada, e que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu ser necessária tendo em conta a situação pandêmica.

Já foram organizados dois voos TAP entre Lisboa e São Paulo, mas segundo relatos, muitos passageiros que não tinham condições de comprar bilhetes TAP, e tinham bilhetes de embarque da Azul ou Latam, ficaram de fora de ambos os voos, precisando retornar ao seu país e sem condições de embarcar.

Os passageiros deste voo são obrigados apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) negativo para SARS-CoV-2, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: