CCLB de São Paulo realiza sua primeira reunião para discutir agenda do ano

Com a presidência de Antero Pereira (5º em pé), o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB), se reuniu pela primeira vez neste ano, no final de janeiro, para discutir a agenda das atividades do órgão para o ano de 2025.

Destaque para as comemorações do “22 de Abril” – Dia da Comunidade Luso Brasileira, Dia do Descobrimento do Brasil e Dia da Revolução dos Cravos a ser realizado no Gebelinense.

Da Redação

Com a presidência de Antero Pereira, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB), se reuniu pela primeira vez neste ano, no final de janeiro (dia 29), para discutir a agenda das atividades do órgão para o ano de 2025.

Ao Mundo Lusíada o presidente do CCLB ressaltou que o assunto principal da reunião foi sobre as comemorações do “22 de Abril” – Dia da Comunidade Luso Brasileira, Dia do Descobrimento do Brasil e Dia da Revolução dos Cravos.

“Então praticamente a discussão foi sobre o planejamento do ano, sendo definida a data de 27 de abril na sede da Comunidade Gebelinense de S. Paulo”, disse Antero sobre este que é dos grandes evento do CCLB no ano, marcado para dia 27 de abril, um domingo, a partir das 11h30, havendo antes do almoço, um ato solene, uma vez que o Conselho vai homenagear 10 personalidades da nossa comunidade, “que merecem ser reconhecidas pelos seus empenhos, ações e trabalhos”.

Os membros do CCLB presentes desejaram “um ótimo 2025” aos participantes e cada um expôs as atividades de suas casas, as comemorações, os projetos de crescimento de cada unidade, como por exemplo, o churrasco em favor da Provedoria Portuguesa, relatado pelo conselheiro Oscar Ferrão.

Por sua vez, Fabíola Carvalho fez o convite para o Almoço Tradicional Arouquense no próximo dia 9 de fevereiro, no Arouca SP Clube, quando a atração será o RF. P. Aldeias da Nossa Terra.

Destaca-se também o tema que o primeiro secretário do Conselho, João Manuel Vieira de Carvalho discorreu durante a reunião: “participei, em dezembro/2024, do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora, na cidade de Faro, cujo objetivo visa a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro a Portugal, além da divulgação da cultura portuguesa, a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional, bem como a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa, dinâmicas de grupos, candidaturas e execução de projetos”.

João Manuel explicou que “em relação aos projetos, o Governo português concede apoios financeiros às associações portuguesas. Para isso, a associação deve existir há mais de um ano, ter em seu corpo diretivo portugueses ou luso descendentes e desenvolver projetos que tenham como objetivo a cultura, esporte, música, datas comemorativas, alusivas a Portugal, como o dia 22 de abril, 25 de Abril e 10 de Junho”.

Para envio desses projetos aos postos consulares, há um prazo de até 31 de dezembro, sendo que, no próprio site do Consulado de Portugal, existem informações a respeito de como se candidatar ao apoio mencionado, “sendo que há critérios que serão verificados e a candidatura poderá ser indeferida”, explicou o secretário João Manuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também