No Santuário de Aparecida, Papa confirma sua volta ao Brasil em 2017

Diversos presidentes latino-americanos participam da missa final da Jornada, incluindo a presidente da Argentina e o presidente da Bolívia. O pontífice prometeu retornar à basílica em 2017, quando completam-se 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba.

 

SantuarioAparecidaNorte_Papa

Mundo Lusíada

Na primeira homília no Brasil, o papa Francisco trouxe três mensagens aos milhares de fiéis que acompanham sua visita ao país. “Devemos seguir três simples posturas: conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria”, disse o pontífice na sua primeira missa em português, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A leitura escolhida para a celebração foi a passagem em que Jesus faz o seu primeiro milagre, ao transformar água em vinho.

O pontífice destacou que diante das dificuldades enfrentadas é preciso seguir confiante da presença de Deus. Ele ressaltou ainda o fascínio que “o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer” exercem na vida, especialmente dos mais jovens. “Nossos jovens não precisam de coisas, mas, sobretudo, de valores imateriais, que são a memória de um povo, o coração de um povo”, declarou. O papa falou ainda da força da juventude como motor para a sociedade e para a Igreja.

Ele recebeu como presente a imagem da santa, que é padroeira do Brasil, antes da celebração. “A história desse santuário serve de exemplo. Aqui, em um lugar de pesca infrutífera, todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe. Deus sempre surpreende, como vinho novo. Sempre nos reserva o melhor. Ele pede que nos surpreendamos pelo seu amor”, disse.

Após celebrar missa no interior da Basílica, o papa Francisco cumprimentou fiéis e religiosos no interior da Igreja e seguiu para a Tribuna Bento XVI, na parte externa do santuário. Com a imagem da santa padroeira, o papa fez o sinal da cruz, abençoando os fiéis. A bênção foi feita em espanhol e Francisco pediu que os fiéis rezem por ele. O pontífice prometeu retornar à basílica em 2017, quando completam-se 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba.

Foto: Rádio Vaticano
Fotos: Rádio Vaticano

Em papamóvel, percorreu a Basílica acenando para a multidão de fiéis que permaneceu mesmo debaixo de chuva no local, contando com mais de 12 mil fiéis. Em seguida, o papa almoçou com o séquito papal, os bispos da Província Eclesiástica de Aparecida e estudantes do Seminário Bom Jesus, localizado na cidade. O pontífice retorna ao Rio de Janeiro às 16h10, onde ainda participa de uma visita ao Hospital São Francisco da Providência de Deus, às 18h30.

Missa final
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmaram presença na Missa de Envio, que encerrará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Guaratiba, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, no domingo 28 de julho. A informação foi divulgada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Segundo ele, também participarão da missa no Campus Fidei (Campo da Fé) o presidente do Suriname, Desi Bouterse, país que faz fronteira com o Norte do Brasil; e os vice-presidentes do Uruguai, Danilo Astori; e o do Panamá, Juan Carlos Varela Rodríguez.

O porta-voz da Santa Sé – órgão que administra a Igreja Católica – disse, na entrevista coletiva que, por causa da frente fria que atinge o Rio de Janeiro, o papa Francisco percorre as ruas da cidade, neste dia 24, em carro fechado.

LEIA MAIS >> Acompanhado por multidão, Papa chega no Brasil e discursa ao lado da presidente

LEIA MAIS >> Mais de 500 portugueses encontram o Papa no Rio e promovem a LusoFesta

2 Comments

  1. isso não pode acontecer, é uma blasfêmia contra o DEUS que fez o céu e aterra, pois ele fala claramente para que não venhamos adorar outros Deuses.
    eles mente e não prega verdadeiramente o evangelho de Deus.

    Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.
    Salmos 115:4-8

    1. Assista a missa celebrada pelo Papa e verá as leituras da palavra. Os católicos adoram somente a Jesus, e acreditam nas histórias milagrosas dos santos e na intercessão da Mãe Maria. O Papa é um líder da nossa Igreja e exemplo para muitos outros…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: