Braga acolhe conferência anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2024

Da Redação

Braga foi a Cidade escolhida para receber a XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2024. A decisão foi conhecida neste 31 de Outubro, data que a Assembleia Geral das Nações Unidas designou como o Dia Mundial das Cidades e que celebra a cooperação entre países e municípios para o desenvolvimento urbano sustentável.

Acolhida a cada edição por uma cidade integrante, a Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas acontece uma vez por ano e junta vários representantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

No próximo ano será a cidade turca de Istambul a receber o encontro. Em 2024, ano em que a rede comemora 20 anos de existência, a conferência terá como tema os 20 anos da rede e a junção dos jovens na discussão para a próxima década.

Segundo a Câmara, a Conferência Anual gera benefícios, não só para a cidade anfitriã, mas também para a região e o país. “O evento mostra-se como uma oportunidade para a cidade anfitriã construir uma ampla sensibilização e apoio à cultura e criatividade, impulsionando estratégias e planos de desenvolvimento urbano, bem como o cultivo para colaborações com outras cidades, nacionais ou estrangeiras, alargando a sua visibilidade e o impacto internacional” segundo a autarquia de Braga.

Criado em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) tem como objectivo potenciar a cooperação com e entre cidades que reconhecem a criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável a nível econômico, social, cultural e ambiental.

Durante a última década, a UCCN teve um crescimento exponencial de 41 cidades criativas, em 2013, para 295 em 2022 e, espera-se que em 2024 sejam mais de 350. Em 2017, Braga passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, tornando-se a única cidade representante na área das Media Arts na Península Ibérica.

A Braga Media Arts é o programa de ação que Braga promove para dar resposta ao título Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Medias Arts. Entre diversos projetos e atividades, como a bienal de arte e tecnologia Index ou o programa de serviço educativo Circuito, a Braga Media Arts promove a aprendizagem e a experimentação no campo das Media Arts, valorizando o patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade através da apropriação artística com recurso ao uso das tecnologias.

A apresentação da candidatura para receber este evento decorreu durante a edição deste ano que teve lugar na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Na corrida com a cidade minhota estava o Dubai (Emirados Árabes Unidos), cidade criativa do Design.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: