Sábado, 30 de Agosto de 2014 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no Orkut Mundo Lusiada no YouTube

Destaques da Semana: Presente de grego nos 109 anos do Benfica

Por | 4 março, 2013 as 9:39 am | Nenhum comentário

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Taça da Liga

Presente de grego nos 109 anos do Benfica

Benfica_logoApós 10 meses e 33 jogos seguidos, sempre marcando gols nas competições nacionais (nas quais não perde desde então, quando foi derrotado, em pleno Alvalade XXI, por 1×0 pelo Sporting) o Benfica não saiu do zero na partida semifinal da Taça da Liga contra o Braga, nesta quinta-feira, e acabou eliminado nos pênaltis por 3×2, o que o alija da 5a final consecutiva desta disputa, justamente um dia antes de completar 109 anos de existência, num verdadeiro presente de grego. Jesus entrou a campo poupando da partida Matic, Lima e Sálvio, e colocando Roderick no meio-campo. Com isso o Braga dominou a primeira etapa, sendo mais ofensivo e acuando o time encarnado na defesa, embora ainda assim Rodrigo tenha mandado uma bola na trave bracarense. Para o segundo tempo Jesus fez entrar Aimar e Enzo Perez, que deram maior poder ofensivo ao time da Luz, dominando as iniciativas de ataque, que porem foram se arrefecendo com o decorrer do tempo, ate o Braga conseguir equilibrar as ações e fazer Artur se destacar com importantes defesas na meta do Benfica. Com o final dos 90 minutos sem gols a decisão foi para os pênaltis e na primeira serie Rodrigo converteu para o Benfica, mas Alan perdeu para o time do Braga; na segunda serie de cobranças foi a vez de Luisão desperdiçar pelo time encarnado e Custodio converter para os donos da casa empatando; na terceira serie de cobranças ambos converteram, tanto Enzo Perez pelo Benfica quanto João Pedro pelo Braga; na quarta serie Roderick perdeu pelo Benfica e Ruben Amorin converteu para o Braga deixando o placar em 3×2 para os donos da casa; e na ultima serie, com Gaitan desperdiçando a cobrança bem defendida por Quim, o Braga nem precisou bater sua quinta penalidade, pois o placar final que garantia vaga para o time dos bispos na finalíssima da Taça da Liga já estava definido: Braga 3×2 Benfica. Nota triste do jogo ficou por conta do apedrejamento (sem feridos) que o ônibus do Benfica sofreu 3 km após deixar o Estádio AXA.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 19ª jornada terminou nessa segunda, às 20h, com a Acadêmica recebendo o Marítimo e perdendo por 3×2.

Já a 20ª começou neste sábado, as 17:00h, com o Paços de Ferreira recebendo o V.Setubal, vencendo por 2×0, e consolidando a 3ª posição na tabela com 38 pontos.

As 19:45h, o clássico no Alvalade entre Sporting e Porto terminou pela terceira temporada consecutiva empatado, desta feita sem abertura de placar; numa partida que embora equilibrada e com o Sporting retrancado no meio-campo, o Porto teve maior posse de bola.

No domingo mais 4 jogos, sendo 3 às 16h: Gil Vicente 1×2 Nacional; Rio Ave 0×2 Estoril e Marítimo 1×1 Moreirense.

As 19:30h foi a vez do Beira-Mar de Costinha receber o Benfica, e perder por 1×0 o que da a liderança isolada do campeonato ao time da Luz com 55 pontos (2 a mais que o Porto).

A jornada só termina amanha com mais 2 jogos: V.Guimarães x Acadêmica (18:15h) e Olhanense x Braga (20:30h).

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Bruno de Carvalho, um dos candidatos à presidência do Sporting, garantiu que se for eleito trará, para compor o departamento de futebol leonino, o técnico Augusto Inácio (que tem contrato como Morreirense ate o final da temporada) e Virgilio Lopes.

Os jornais italianos noticiaram esta semana uma suposta reunião de Maradona com um dos candidatos à presidência, visando sua contratação para o comando técnico da equipe na a próxima temporada.

O passivo do Sporting, que em junho de 2012 estava na casa dos 220 milhões de euros, subiu assustadoramente mais de 10% em 6 meses, atingindo em dezembro ultimo 243,5 milhões (mais de 20 milhões de prejuízo).

Rui Patrício não devera ficar no Sporting na próxima temporada, visto que em janeiro ultimo o fundo de investimentos gerido por Jorge Mendes (Quality Sports Investments LP Fund) comprou grande parte do passe do goleiro por 12 milhões de euros. Especula-se que o Atlético de Madrid devera ser o próximo clube de Patrício.

Benfica

Jorge Rojas, meio-campista de 20 anos do Cerro Portenho, acertou sua transferência para o Benfica e devera ser anunciado nas próximas horas. Ate junho Rojas continua em sua equipe, quando então transfere-se para a Luz.

O volante brasileiro Airton, que tem contrato com o Benfica e estava no Flamengo, acaba de ser emprestado pelo time encarnado ao Inter de Porto Alegre ate junho de 2014, por 300 mil euros.

Ajudado pelas vendas de Javi Garcia ao Manchester City e Witsel ao Zenit, a SAD encarnada registrou um lucro no primeiro semestre desta temporada (junho a dezembro de 2012) de aproximadamente 21 milhões de euros, o que contribuiu na diminuição em 32,5 milhões de euros do passivo atual, que hoje esta na casa dos 394 milhões.

A Benfica TV, que já detinha os direitos de transmissão dos campeonatos brasileiro, grego e norte-americano, passou a ter os direitos de transmissão dos jogos do time encarnado na Luz; e a partir da temporada 2013/2014 também da Premier League.

Porto

O Porto obteve um lucro no 1o semestre desta temporada (junho a dezembro de 2012) de 6,3 milhões de euros; o que contribuiu para diminuir o seu passivo de 223 para 217 milhões.

Paços de Ferreira

O Paços, destaque e sensação do campeonato, ocupando a 3a posição no momento (que lhe daria a condição de participar da Liga dos Campeões), precisa imediatamente adequar seus estatutos às normas da UEFA, para se habilitar a disputar as Taças Europeias, transformando-se numa SAD (Sociedade Anônima Desportiva), ou numa SDUQ (Sociedade Desportiva Unipessoal por Cotas). Para tanto seu presidente pretende, já para a próxima semana, pedir a convocação de uma Assembleia Geral de Associados objetivando efetivar o mais rápido possível as mudanças estatutárias necessárias.

Braga

Eder, atacante do Braga e da seleção lusa, sofreu ruptura de ligamentos do joelho direito na partida frente ao Benfica, sendo operado nesta sexta-feira e devendo ficar um longo período fora dos gramados.

V.Guimãraes

A partida entre as equipes B de V.Guimarães e Braga, que deveria ter ocorrido no ultimo final de semana, foi interrompida aos 6 minutos por causa do grande confronto nas arquibancadas entre as torcidas adversárias (com dezenas de feridos); e também porque não havia policiamento no estádio. O Conselho de Disciplina agiu rápido e puniu tanto a equipe principal como a equipe B com 1 jogo cada sem publico (portões fechados); e mais 10.200 euros de multa, também aos vimaranenses.

Liga Portuguesa de Futebol

O controle antidopagem não ira mais parar em Portugal. A Liga Portuguesa de Futebol entrou em acordo com o Instituto Português de Desporto e Juventude, para pagar os mais de 240 mil euros devidos a Autoridade Antidopagem de Portugal, divididos em 10 parcelas mensais de 24.080 euros.

Portugueses no Exterior

Ao meio desta semana, com um show de Di Maria e Cristiano Ronaldo (autor de 2 gols) o Real Madrid bateu o Barcelona (em Barcelona) por 3×1 e classificou-se para a final da Taca do Rei. Alias, nas ultimas 6 partidas do Real no campo do Barcelona, Cristiano marcou sempre. Na partida de ida disputada em Madrid, ocorreu empate por 1 gol com Cristiano marcando para o time madrilenho. Neste sábado, desta feita pelo campeonato espanhol, nova vitória do time de Cristiano, só que em Madrid e por 2×1.

O Manchester promete colocar Nani no mercado, caso o jogador luso não concorde com a ultima oferta feita de 104 mil euros por semana. Vale lembrar que o craque luso em contrato com o Manchester ate junho de 2014; podendo ao final deste ano assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe saindo a custo zero dos ingleses ao final de seu vínculo.

Tiago, craque luso que atua pelo Atlético de Madrid, sofreu esta semana uma fratura no antebraço direito, foi operado e devera ficar fora dos gramados por alguns meses.

A Câmara Municipal de Setúbal, que já houvera concedido a Jose Mourinho uma Medalha de Ouro em 2005 e a Chave da Cidade em 2009, aprovou esta semana o pedido para que uma de suas ruas receba o nome do ilustre treinador natural da localidade.





 

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade