Vila Real celebra centenário de elevação a cidade com 100 eventos ao longo de 2025

Vila Real assinala em 2025 o centenário de elevação a cidade com um programa com 100 eventos que celebra a história, projeta o futuro e inclui concertos de Sara Correia, Xutos e Pontapés ou Nininho Vaz Maia.

O programa do centenário da cidade de Vila Real “Cem Anos | Cem Momentos” foi apresentado hoje, em conferência de imprensa.

É a 20 de julho que se completam os 100 anos desde que Vila Real foi elevada à condição de cidade, mas as iniciativas arrancam já na sexta-feira e estendem-se até ao final de dezembro.

O presidente da câmara, o socialista Rui Santos, destacou que é um programa para todos os públicos, diversificado porque abrange áreas que vão desde o ambiente ao desporto, da cultura à educação, e que atrairá muitos visitantes a Vila Real.

“É um programa a pensar também na nossa economia, na nossa juventude, na capitalidade de Vila Real como território âncora e como motor económico e social de toda esta região”, realçou o autarca.

Rui Santos destacou alguns momentos simbólicos como a plantação a 21 de março da árvore do centenário, numa caldeira ao lado do edifício da câmara, a 20 de julho para além das habituais medalhas de mérito municipal serão também atribuídas as medalhas do centenário destinadas a empresas e pessoas que fazem parte da história local e, em dezembro, será criada uma cápsula do tempo que preservará para as gerações futuras a realidade de Vila Real nos seus 100 anos.

“A ser aberta, talvez, quando se assinalarem os 200 anos da nossa cidade”, apontou.

Ao longo do ano haverá muita música com concertos de Gisela João, Carlão, Diogo Piçarra, Rui Veloso, Sara Correia, Xutos e Pontapés, Milhanas, Nininho Vaz Maia e Ana Moura.

Haverá lançamento de selos e de livros, congressos, peças de teatro e eventos que envolvem as freguesias como o cortejo etnográfico, marchas populares e a mostra dos presépios.

A edição 2025 do Circuito Internacional de Vila Real trará à cidade uma competição mundial da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), designadamente o Kumho FIA TCR World Tour, bem como marcará o regresso do Campeonato Portugal Velocidade (CPV).

“É a celebração da história que nos trouxe até hoje, valorizando todos aqueles que ajudaram a construir a história desta cidade e deste concelho. A celebração da história e a projeção para o futuro”, afirmou o vice-presidente do município, Alexandre Favaios.

Estes “cem momentos” são apenas, segundo Rui Santos, uma pequena parte da programação cultural, de lazer, desportiva ou educacional que o município concretizará até ao final de 2025.

oje foi também dada a conhecer a nova imagem gráfica criada para assinalar o centenário, com as cores verde e branco que simbolizam o município e algumas das referências locais, como a bilha de barro negro de Bisalhães ou a torre da Sé.

1 comentário em “Vila Real celebra centenário de elevação a cidade com 100 eventos ao longo de 2025”

  1. JULIO CESAR MACHADO

    Em 2020 escrevi e lancei um livro referente ao ano de 2017 quando completei 70 anos, sob o título “Setenta Anos Setenta Eventos”. Achei interessante a analogia com as comemoraçoes de 100 Anos 100 Momentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também