Brasil: Ministério da Cultura tomba o Conjunto Urbanístico e Paisagístico de São Félix

Da Redação

Foto: Divulgação.

O Ministério da Cultura homologou o tombamento do Conjunto Urbanístico e Paisagístico da cidade histórica baiana de São Félix.

A cidade passa a integrar o Livro do Tombo Histórico e o Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O município, que fica localizado na Baía de Todos-os- Santos, às margens do Rio Paraguaçu, possui uma arquitetura com base nos estilos barroco e colonial, e mantém prédios originários dos séculos XVII e XVIII.

São Félix, que já foi polo produtor de charutos, muito cobiçados no exterior, reúne diversas atrações para quem deseja fazer um passeio cultural e histórico pelo Recôncavo. Dentre as principais atrações está a Igreja Matriz de Deus Menino, edificada no final do século XVIII, que possui um acervo composto por imagens sacras; a Fundação Hansen Bahia, no mesmo prédio onde morou o artista xilógrafo Karl Heinz Hansen; a fábrica de charutos Dannenmann, onde o visitante pode acompanhar o processo de fabricação do produto; além do Centro Histórico, o Solar dos Guinles e o Mirante, dentre outras.

O município de São Félix teve fundamental importância na luta pela independência da Bahia e também desempenhou durante muito tempo a função de terminal tropeiro, pois dele partia a “Estrada das Minas”, que passava por Rio de Contas, na Chapada Diamantina, chegando até Minas Gerais e Goiás, usada para fazer transporte de diversos tipos de cargas.

22 Comments

  1. O Prédio ora visto, o único na localidade. Ali funcionavam consultórios médicos de dr.Caetano Rodamilans, o de dentista do Dr.Rubem Veiga de Assis, que morava em Muritiba e tinha o consultório em São Félix, o cartório de Solange Coutinho, uma loja de Revista do sr.Alexandre Lima (sr.Xandú) uma Sapataria (não me recordo o nome) e diversas outras lojas.

    1. Sr Dilermando: estou fazendo uma pesquisa sobre Dr Caetano Rodamilans.Vi uma foto onde o sr comenta que ele trabalhou ali.Moro no Rio de Janeiro, fiz uma¨”cirurgia Espiritual” onde me deram o nome desse médico como o espírito que me operou.Não sei qual é a sua crença , mas gostaria muito de saber mais sobre este médico,e, se possível uma foto dele.Desde já lhe agradeço e que Deus lhe abençoe.Um grande abraço,Elisabeth.

  2. Sra.Elisabeth Monteiro, só hoje por acaso, 22/06/2014, ví o seu comentario sobre o Dr Caetano Rodamilans, grande cirurgião morador e falecido em São Felix-Ba. Apesar de conhecer algum dos seus familiares, e nunca informa-los sobre o dr.Caetano, sei que o mesmo se encontra no mundo espiritual, e auxiliando o dr.Bezerra de Menezes em suas cirurgias espirituais. Sou espírita por convicção, e tenho uma sobrinha que já foi operada espiritualmente pelo Dr.Caetano, nosso conterraneo e amigo de meu pai.Tenho 79 anos, e o meu e-mail é: [email protected], se quiser se comunicar comigo pode usar o e-mal.Ficarei agradecido. Uma foto dele não tenho, vou ver se desenho um retrato dele(sou desenhista) e mandarei através de e-mail.Também estou no Facebook como Dilermando Lemos onde tenho uma página só de desenhos. Dilermando(Dila)Lemos, ao seu dispor.

    1. Nossa que alegria!!!!!! Estou chorando muito!!!Feliz demais em poder me comunicar com o sr.Estive um tempo sem imail,por isso perdi contato com o sr,mas ,o destino nos uniu outra vez!!! Deus seja louvado!!! É lindo demais,termos uma crença ,e depois termos a prova concreta da existênia da pessoa. Eu tinha um tumor no meu pulmão direito,estava tendo pneumonias recorrentes,e assim foi descoberto o tumor.Fui encaminhada para o INCA,mas,antes de ser operada,fui levada por uma amiga ao Templo Espirita Tupyara,onde passei por essa cirurgia espiritual com o DR.Rodamilans!!!Enquanto isso fui passando por vários exames no Inca,fui operada,tive que retirar o terço médio de meu pulmão direito,mas,acredite,não era maligno!!!Não precisei fazer quimio ou radioterapia.E já vão fazer 4 anos,tenho 61 anos sou casada,tenho 2 filhos e um neto>Um de meus filhos é especial,e tenho muito orgulho disso,sei que me comprometi com Deus em ajudar na evolução desse espirito, e enquanto me for permitido,estarei aqui!!!Nossa,que felicidade!!!!Estou realmente muito emocionada!!ou tentar acha-lo no facebook e lhe mandar algumas fotos!E se o sr quiser,pode mandar a do dr Rodamilans por ali.Um abraço enorme,que Deus lhe abençoe,e quero conversar muito mais com o SR. muito,mas,muito obrigada mesmo.Se o sr me permite,um beijo em seu coração.

  3. A Igreja que se vê ao fundo do lado direito da foto é a de Sr.São Félix, padroeiro da cidade do mesmo nome,e a Igreja do Sr.Deus Menino(onde me casei) fica do outro lado da cidade. Se alguém mais quiser informações, posso responder tudo sobre essa cidade.

  4. Sra.Elisabeth Monteiro, conseguí uma foto do dr.Caetano Rodamilans, onde ele se encontra, junto com um outro médico e uma equipe de enfermeiros e auxiliares do Hospital de São Felix, inclusive com o frade Frei Lamberto, na época vigário da cidade de São Félix, más paraq tanto preciso que a senhora me mande o seu e-mail para que eu anexe a foto ou fotos.
    Obrigado

    1. bom dia, vi seu comentário no site (https://www.mundolusiada.com.br/turismo/brasil-ministerio-da-cultura-tomba-o-conjunto-urbanistico-e-paisagistico-de-sao-felix/), sobre o dr caetano radamilans.
      ontem fiz uma cirurgia espiritual onde o mesmo foi a pessoa referenciada comigo nela e minha referencia agora. Esse procedimento foi feito no TET, templo espirita Tupyara, uma casa muito séria e acolhedora, realmente mão tenho nada a criticar, mesmo sendo de forma positiva.

      Gostaria de saber se o senhor poderia me enviar o que o senhor souber sobre ele(fotos, informações etc), pois no meu caso, o motivo que procurei a cirurgia foi as hérnias e respectivas dores que possuo na cervical e lombar.
      Muito obrigado pela sua gentileza E TRABALHO SOLIDÁRIO D EDISSEMINAÇÃO DO BEM.
      UM ABRAÇO
      Paulo Vinicius
      OBS: MEU EMAIL É [email protected]

  5. Amados irmãos fraternos,
    Meu nome é Leonardo Rocha da Silva, fui operado por Dr. Rodamilans no grupo espírita Jesus no Lar (bairro do Grajaú – Rio de Janeiro) no ano de 2014 – setembro.
    Minha vida passou por enormes transformações, inclusive o desvencilhamento de uma longa depressão que quase me levou ao óbito.
    Atualmente, estou participando de um grupo de desenvolvimento mediúnico no maravilhoso Templo Espírita Tupyara (bairro Lins de Vasconcelos – Rio de Janeiro), pois infelizmente no Jesus no Lar o horário não é compatível com minha atividades, mas no Tupyara posso ir ai domingos.
    Sr. Dilermando, primeiramente um forte abraço fraterno. O senhor poderia me enviar esse material, principalmente a foto de Dr. Rodamilans?
    Meu e-mail é o [email protected]
    Meus amigos, este e-mail também uso no facebook e será um enorme prazer em encontrá-los.
    Ha muito tempo eu venho procurando informações e hoje, misticamente, após ter conseguido visitar o Grupo Jesus no Lar de pois de longos meses, eu senti uma vontade enorme de pesquisar pelo nosso assunto, e fiquei extremamente estasiado de felicidade.
    Que o senhor de bençãos nos abençoe. À todos nos abençoe!

  6. Prezados,

    Com grande felicidade e orgulho que leio as mensagens relacionadas ao meu avô Dr. Caetano Rodamilans. Com certeza um grande médico cirurgião enquanto ecarnado e maior ainda no plano espiritual.

    1. Prezados Sr. Dilermando e Sra. Manuela, Bom dia,
      Sou Patricia Buarque prima da Sra., Elizabeth Monteiro, que há tempos atrás foi operada espirituamente pelo Dr.Caetano Rodamilans, e que quer uma foto dele, pois foi uma cirurgia iluminada e feliz, com total comprometimento de CURA.
      Como ela ficou um pouco afastada, e sem email, só agora vi que o Sr. Dilermando em 21.11.2015,escreveu dizendo que tem fotos dele. Venho agora solicitar ao Senhor, se possível fosse, que a foto seja remetida ao meu email para que eu possa repassar a ela. Ficaremos muito felizes e agradecidas. Gratidão. E um grande abraço Manuela.

      1. Sr Manuela,estou chorando muito,de emoção,por estar falando com a neta do Espirito de LUZ que salvou minha vida.Já vão fazer 4 anos que fui operada espiritualmente por ele,e só agora consegui,nossa,a alegria transborda do meu peito.Saiba que serei eternamente grata ao mundo espiritual,e principalmente a seu avô!! Assim que eu tiver uma foto dele,mandarei fazer um quadro,e pedirei todos os dias a Deus,por ele e por todos os ESPIRITOS DE LUZ,que tanto bem nos tem feito.Qual era a especialidade dele??? E em que ano ele desencarnou??Muito obrigada por sua atenção,um grande beijo,PAZ E LUZ A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Olá manuela Rodamilans! Que emoção falar com a neta do Dr caetano Rodamilans.
      fale-nos mais sobre seu avô
      não tem fotos dele?
      vou te deixar meu imail caso possa me mandar
      [email protected]
      Que Deus abençõe você e o seu avô!

  7. Aos parentes e amigos do Dr.Caetano Rodamilans, digo que tenho o maior orgulho de ter convivido e participado da vida profissional desse grande médico, que teve a ventura de ter efetuado o parto cesariano da minha saudosa mãe D.Nenem, que já se encontrava grávida de 11 mezes sem parir normalmente. Que Deus o abençoe sempre.

    1. Sr Dilermano meu nome é marly e fui operada ontem dia 29/4/17 pelo Dr Caetano Rodamilans no Centro espirita Tupyara e também fico emocionada de falar sobre ele e ainda mais saber que outras pessoas tiveram esse privilégio.Vou fazer meu primeiro curativo no dia 3/5 e estava justamente pesquisando sobre ele e e adoraria ver uma foto dele. Vou te deixar meu imail e ficarei muito grata se o senhor pudesse me enviar uma foto dele. [email protected]

  8. Boa tarde Sr. Dilermando, eu me chamo Maria do Carmo, moro em Recife, e ontem fui operada espiritualmente com Dr. Caetano Rodamilans, sob as bençãos de Deus e o amparo do TET, é maravilhoso ter uma “tela de comentário” para agradecer os cuidados que a espiritualidade tem conosco … Deus o abençoe, a emoção não deixa as palavras saírem, os sentimentos são maiores … que harmonia bondade esperança e fé floresçam para todos nós nos dois planos … só posso agradecer, a todos e por tudo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: