Orquestra com jovens da Favela da Maré se apresenta na Jornada Mundial da Juventude

Foto divulgação

Mundo Lusíada

Uma tragédia pessoal que se transformou em esperança para milhares de jovens que vivem em uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro. Em 1999, o maestro português Armando Prazeres foi sequestrado e assassinado por criminosos da favela da Maré. E de onde vieram dor e lágrimas, o seu filho Carlos Eduardo Prazeres fez brotar esperança para novas gerações da comunidade. Em 2010, ele criou a Orquestra Maré do Amanhã que introduz música clássica a milhares de crianças.

Pela primeira vez, a Orquestra Maré do Amanhã estará na terra natal do seu grande inspirador. Entre 20 de julho a 6 de agosto, os jovens do projeto irão se apresentar em Lisboa, Cascais, Porto, Arouca. Haverá concertos fechados e também flashmobs em pontos turísticos das cidades portuguesas. No dia 30 de julho, a OMA fará uma apresentação no local de nascimento do maestro Armando Prazeres, em Arouca.

O projeto começou com apenas 26 alunos e quase 13 anos depois mais de 3.500 jovens já foram impactados, atendendo a todas as crianças matriculadas nas escolas da Maré, desde a creche. Durante este processo, são identificados os talentos e vocações genuínas, que são convidados a integrar o braço profissionalizante do projeto: a Camerata Jovem Maré do Amanhã.

Os alunos recebem um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo (equivalente a aproximadamente 240 euros na cotação atual), bolsas de estudo em escolas privadas, aulas particulares de seus instrumentos e atendimento psicossocial. Além disso, são capacitados como professores e repassam aos pequenos das orquestras mirins, multiplicando o exemplo que receberam.

Neste ano, a Orquestra Maré do Amanhã foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. Mais um grande feito que se junta a tantos outros como a apresentação para o papa no Vaticano em 2017; o concerto no Reveillon do Rio de Janeiro, com Anitta, para 2,5 milhões de pessoas; o desfile no Sambódromo com a bateria da Escola de Samba Beija-Flor em 2016; e a participação no Palco Favela, do Rock in Rio 2019, tocando clássicos do rock nacional e internacional. Em 2018, foi feito um documentário chamado “Contramaré”, do realizador Daniel Marenco.

A Orquestra Maré do Amanhã é uma orquestra de cunho social e seu repertório é eclético indo de Guns´n Roses a Mozart, Anitta a Bach.

Três vezes vencedora do Prêmio Profissionais da Música (Duas vezes por “Melhor Orquestra” e uma por “Escola de Musicalização Infantil”), a orquestra também participou no Palco Favela, do Rock in Rio 2019, tocando clássicos do rock nacional e internacional.

Já são 3.500 crianças e jovens atendidos no Rio de Janeiro (todas as crianças matriculadas na região do Complexo da Maré) e no Pará (dois núcleos em comunidades ribeirinhas e quilombolas).

 

Agenda da Orquestra Maré do Amanhã 

28 de julho – Concerto para peregrinos da Jornada Mundial da Juventude na Catedral da Sé do Porto, às 17h

30 de julho – Concerto na Praça de Arouca, às 19h

1 e 5 de agosto – Concerto em Cascais

Todo o evento da JMJ pode ser acompanhado pelo site: https://www.lisboa2023.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também