O Roda Roda Vira Podcast é um espaço dinâmico de conversas, informação, cultura e histórias que unem Brasil e Portugal, idealizado por João Graça e agora apresentado por Fabiola Neves – ela substitui a fadista e advogada Elyana Martis que, por motivos profissionais, deixa a apresentação do programa e se muda para o Sul do país.
Fabiola Neves é Relações Públicas e Diretora Sociocultural do Clube Português de São Paulo e terá a incumbência de tocar o programa que aborda temas como música, gastronomia, imigração, identidade e curiosidades que aproximam ainda mais os dois países.
Em seus primeiros dois anos e meio, o podcast foi conduzido por Elyana Martins que recebeu empresários, líderes associativos, fadistas, chefs, artistas, jornalistas e imigrantes que compartilharam experiências marcantes e histórias que celebram a cultura luso-brasileira.
No episódio do último dia 7 de julho, Elyana Martins passou oficialmente o bastão da apresentação do programa para Fabiola Neves, em uma edição repleta de emoção. Elyana relembrou sua trajetória como comunicadora multifacetada e foi homenageada com mensagens de amigos e uma surpresa especial: a participação ao vivo da fadista Ciça Marinho, acompanhada pelo violonista Sérgio Borges e pela banda musical “Os Tugas das Concertinas”.
Já a nova apresentadora Fabiola Neves fez sua estréia no último dia 14 com a primeira transmissão direto do Clube Português de São Paulo (a nova casa do podcast), que nesta data celebrou seus 105 anos de fundação, sendo a entidade portuguesa mais antiga da capital.
O programa contou com entrevistas especiais, entre elas: Celestino Gregório de Oliveira, funcionário remanescente dos tempos da antiga sede. Lucia Maria Pires, responsável pela organização da Biblioteca João Alves das Neves (o avô da Fabiola); também Luiz Filho, Diretor de Marketing e Relações Institucionais; Dr. Rui Fernão Mota e Costa, vice-presidente e articulador da mudança para a atual sede na Av. Portugal, 1.650; além de amigos como Dr. Antonio de Almeida e Silva; Dr. Fábio Ferreira Durço; a fadista Letícia Ferreira; Ricardo Magalhães, Antonio Freixo e muitos amigos participando virtualmente pela Internet através do chat do youtube.
Acompanhe o programa ao vivo: toda segunda-feira, às 20h (BRA) / 00h (PORT)
YouTube: youtube.com/rodarodavirapodcast
Casa de Portugal de Campinas encerra as festas julinas com desfolhada do Verde Gaio
A Casa de Portugal de Campinas, entidade presidida pela Dra. Ana Calvinho, encerrou suas agitadas festividades juninas (julinas) com casa cheia e um grande evento folclórico na sua sede dia 12 de julho.
Na ocasião a entidade contou com apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio, do Centro Cultural Português de Santos, que apresentou uma super animada “desfolhada do milho”, e com apresentação no palco do folclorista e diretor Eduardo Alves (Kbça) e também o incansável Vasco Frias Monteiro. Já pela Casa de Portugal, a apresentação ficou a cargo do diretor Pedro Peixoto.
A Casa de Portugal de Campinas terá seu próximo evento dia 16 de agosto, um “Tour Gastronômico” com música da banda “Os Tugas”. Um tour por Portugal sem sair de Campinas! Destaque (claro) para a gastronomia portuguesa, bolinho de bacalhau, torta de bacalhau, linguiça portuguesa, alheira, pataniscas, leitão à bairrada, “bacalhau espiritual”, carne de porco à alentejana, arroz de polvo e de sobremesa: tarte de natas.
Dia 16 de Agosto – 19h30
Local: Casa de Portugal
Rua Ferreira Penteado, 1349 (Cambuí)
Informações: (19) 99226-4196

Casa de Portugal de São Paulo comemora 90 anos de fundação
A Casa de Portugal de São Paulo completou 90 anos de fundação no último dia 13 de julho. Numa postagem em suas redes sociais a entidade afirma que “mais do que celebrar datas, celebramos vidas, memórias e legados. Celebramos a coragem de um povo que cruzou o oceano em busca de um novo lar — e que aqui construiu pontes, famílias, histórias e tradições”.
Desde 1935, a Casa de Portugal tem sido o coração pulsante da comunidade portuguesa em São Paulo. Um espaço de acolhimento, cultura, encontros e resistência cultural. “Aqui, mantivemos vivas nossas raízes, mesmo em solo estrangeiro. Aqui, celebramos cada conquista com a força de quem sabe de onde veio – e com a esperança de quem sabe para onde vai”.
Nestes 90 anos, a entidade viveu transformações, superações e muitas histórias compartilhadas. Foram festas, danças, fados, eventos, exposições, debates, livros, reencontros e homenagens. “A Casa de Portugal é mais do que um edifício: é um símbolo de identidade, de orgulho e de continuidade para milhares de famílias luso-brasileiras”, afirma orgulhosa em sua mensagem.
“A todos que fizeram parte dessa jornada, às gerações que vieram antes e às que seguem conosco, o nosso mais profundo agradecimento. Cada pessoa que passou por aqui deixou um pedaço de si em nossas paredes, em nossos salões, em nossa história”.
“E a você, que nos acompanha, que já nos visitou, que cresceu conosco ou que ainda vai nos conhecer: este é o seu lugar também. Os próximos capítulos dessa história serão escritos com você. Porque a Casa de Portugal é, e sempre será, uma casa de portas abertas para o passado, o presente e o futuro. Hoje celebramos 90 anos. Mas estamos só começando. Viva a Casa de Portugal. Viva a comunidade portuguesa em São Paulo. Viva todos que fazem parte dessa história!”





