Dia 25 de maio terá missa em honra ao Santo Cristo dos Milagres e dias 7 e 8 de junho a 51ª Festa do Divino Espírito Santo. Missa em honra ao Santo Cristo dos Milagres será celebrada na Casa dos Açores de São Paulo.
Da Redação
A Casa dos Açores de São Paulo convida toda a comunidade para a Missa comemorativa em honra ao Santo Cristo dos Milagres, que será celebrada no dia 25 de maio de 2025, às 16 horas, em sua sede.
O evento faz parte da preservação das tradições e da fé trazidas pelos imigrantes açorianos ao Brasil e será seguido de momentos de confraternização.
A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres é uma das mais antigas e enraizadas manifestações religiosas dos Açores, especialmente na ilha de São Miguel, onde ocorre anualmente uma das maiores festas religiosas de Portugal.
Desde o século XVII, os fiéis veneram a imagem do Ecce Homo, exposta no Convento da Esperança, em Ponta Delgada. A festa mobiliza milhares de pessoas, com procissões, promessas, tapetes de flores e um profundo sentimento de fé e gratidão. Com este ato litúrgico em São Paulo, a Casa dos Açores mantém viva essa herança espiritual e cultural que atravessa gerações.
É uma oportunidade para os descendentes açorianos e todos os devotos se unirem em oração e celebração, reafirmando laços com a terra-mãe e perpetuando a tradição do Santo Cristo dos Milagres em solo brasileiro.
Dias 7 e 8 de junho de 2025 a 51ª FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO
A festa foi introduzida em Portugal pela rainha Santa Isabel. Mais tarde foi levada pelos povoadores portugueses para as 9 ilhas do Arquipélago dos Açores, localizado no atlântico norte. Ali prosperou a ponto de se constituir na principal devoção do povo ilhéu. Ao emigrarem para outros países, os açorianos levaram consigo estes festejos para as regiões de acolhimento, a exemplo dos EUA, Canadá e principalmente para o Brasil.
O maior contingente de açorianos chegou ao Brasil há cerca de 275 anos, fundaram importantes cidades como Florianópolis em Santa Catarina e Porto Alegre no Rio Grande do Sul. A imigração açoriana se estendeu também para São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Maranhão, Minas e Espirito Santo.
A realização da festa na região de Vila Carrão (SP) é um legado dos açorianos que emigraram para a região na primeira metade do século passado e faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo.
A cada ano a Prefeitura monta em frente à sede da Casa dos Açores de São Paulo um grande palco em que se apresentam no fim de semana de Pentecostes animados grupos musicais e folclóricos. Famílias inteiras da região comparecem para degustar as famosas malassadas, a massa sovada, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde, um bom vinho e outras iguarias da culinária luso-açoriana e brasileira.
Antecedem a festa de rua, realizada este ano nos dias 7 e 8 de junho, uma série de ritos religiosos (terços diários) e outras atividades tais como: Folia do Divino, chegada do vinho, distribuição de cestas básicas, produção artesanal de produtos da culinária regional, etc.) dos quais participam não apenas a comunidade açoriana, mas também número significativo de simpatizantes.
Faz parte dos festejos a realização de uma grande procissão, acompanhada pela Banda Musical Lyra de Mauá, com a participação das bandeiras e coroas do Divino, a imagem de Nossa Senhora de Fátima e a do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A procissão realizada no dia 08 percorre algumas ruas do bairro e se desloca da sede da CASP até a Igreja Santa Marina, onde é celebrada, às 10h30, missa solene em louvor ao Divino.
Tarcísio Maia, brasileiro, e sua esposa Daniele Maia, açor-descendente são os mordomos da 51ª FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO e convidam a todos para participaram dos festejos de rua e da procissão e da missa solene no domingo de Pentecostes.
SERVIÇO:
Para participar dos eventos da Casa dos Açores de São Paulo:
Local: Rua Dentista Barreto, 1.282 – Vila Carrão – São Paulo
Email: [email protected]
instagram.com/casadosacoressp
Facebook.com/casadosacoressp
Fone: (11) 2296-4890