Líderes dos 27 avançam para novo Tratado com Portugal na rota

 

Da Agencia Lusa

 

European Community 2007

Os líderes dos 27 Estados membros se reuniram em Berlim, entre 24 e 25 de março, para comemorar os 50 anos da fundação da União Européia

No 50º aniversário da fundação da atual União Européia, os líderes dos 27 comprometeram-se a adotar até 2009 um novo Tratado, que poderá ser “escrito” durante a próxima presidência portuguesa do bloco europeu.

Em conferência de imprensa, a chanceler alemã, Angela Merkel, precisou que o objetivo é traçar um “roteiro” até Junho, para a resolução da questão e indicou que, se tudo correr bem, caberá à presidência portuguesa da UE, no segundo semestre do ano, organizar uma conferência entre os governos dos 27 para redigir o novo Tratado.

O primeiro-ministro José Sócrates admitiu que competirá à presidência portuguesa, no segundo semestre de 2007, “um papel muito importante”. Sócrates preferiu destacar que a Europa “assumiu com clareza”, na cimeira de Berlim, que o seu principal desafio é a resolução do impasse na aprovação do Tratado Constitucional. O chefe do governo português comentou que o compromisso assumido pelos 27, na Declaração de Berlim é “o mais claro e o mais forte sinal do empenhamento da Europa na resolução do problema institucional”.

O presidente da Comissão Européia, Durão Barroso, comentou, em Berlim, que a futura presidência portuguesa poderá ter “uma enorme responsabilidade” na procura da solução para o impasse do Tratado Constitucional, considerando que tal constitui também “uma enorme oportunidade” para Portugal mostrar o seu compromisso com a Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carris apresenta solução para futuro elevador da Glória

Futuro ascensor terá “novo sistema” a conceber após concurso internacional. O futuro ascensor da Glória, em Lisboa, contará com um “novo sistema” que garantirá “toda a segurança”, prevendo-se um concurso público internacional de conceção até ao final março de 2027

Leia mais »

Países Africanos, FMI, Banco Mundial e o Sistema da Dívida

Por José Menezes Gomes Esse artigo pretende abordar como países distantes geograficamente, que aparentemente teriam características diferentes poderiam ter algo em comum com grande impacto sobre suas dimensões econômicas e sociais. Recentemente enviei um artigo, que tratava da divida pública

Leia mais »