Fenômeno meteorológico raro em praias portuguesas foi formação de “nuvens rolo” – IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou hoje que o fenômeno meteorológico raro observado no domingo em praias da região Centro resultou da formação de nuvens em forma de rolo.

Em comunicado, o IPMA indica que as ‘nuvens rolo’ formaram-se no mar cerca das 15:30, tendo-se aproximado da costa oeste de Portugal continental entre Peniche e Póvoa de Varzim entre as 17:00 e as 18:00.

Segundo o IPMA, as nuvens rolo são “relativamente raras” e só foram inseridas no atlas das nuvens da Organização Meteorológica Mundial na última revisão, em 2017.

Os banhistas foram surpreendidos com uma nuvem parecida com uma onda gigante, acompanhada por vento forte, devido à diferença de temperatura entre superfície terrestre e do mar.

As nuvens, que pertencem à espécie ‘volutus’ (em latim), têm uma forma tubular ou de rolo, formam-se em torno de um eixo horizontal e estão tipicamente associadas aos gêneros de nuvens altocúmulos (lençóis ou camadas de nuvens brancas ou cinzentas) ou estratocúmulos (nuvens baixas com massas arredondadas e cilíndricas).

Através de uma imagem da costa portuguesa obtida pelo satélite Meteosat de 3.ª geração, o IPMA deu conta da “existência de um fluxo perturbado, com ondas no interior da atmosfera, designadas por ondas gravíticas internas, em particular numa camada baixa da atmosfera”.

A onda de calor que atingiu o continente durante o fim de semana provocou no domingo incêndios, mas também fenómenos meteorológicos de instabilidade, como aguaceiros e ventos fortes, trovoadas e queda de granizo.

Devido à onda de calor, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, entre domingo e terça-feira: Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Os restantes distritos estarão com avisos laranja (o segundo mais grave) e amarelo, variando nos dias.

Sob aviso laranja estão hoje Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra e Faro. Em Viseu, Coimbra e Faro este aviso vai vigorar até final do dia de hoje (21:00), em Vila Real durará até às 21:00 de terça-feira e nos distritos de Bragança e Guarda estende-se até às 18:00 de quarta-feira.

Por causa da onde de calor que atinge o país, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para os riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.

No conjunto de recomendações divulgadas na sexta-feira na sua página da internet, aconselha a que as pessoas se mantenham em ambientes frescos ou climatizados pelo menos por duas a três horas por dia, evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, utilizem protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina.

Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 (Aveiro) e os 26 graus Celsius (Faro) e as máximas entre os 24 (Aveiro) e os 43 (Beja).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também