[Atualizado 27/05/25]
Da Redação
A emoção e a tradição do fado português irão ecoar pelas janelas do icônico Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, no dia 05 de junho, a partir das 19h30, com a realização do 1º Festival de Fado nas Janelas.
O evento integra a programação oficial da Semana de Portugal, promovida e organizada pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, e promete encantar o público com uma experiência cultural singular e gratuita.
Idealizado pelo fadista Tarcísio Costa, o projeto Fado nas Janelas leva o fado a diferentes cidades brasileiras, valorizando a riqueza da música tradicional portuguesa em cenários históricos e simbólicos.
Nesta edição inaugural em Belo Horizonte, o festival reúne grandes nomes do gênero, como o próprio Tarcísio Costa, acompanhado por Custódio Castelo, um dos mais renomados guitarristas portugueses da atualidade, e Rui Tanoeiro, na viola de fado. A apresentação conta ainda com a participação especial da fadista Ana Paula Martins.
Luso-brasileiro apaixonado por Portugal, Tarcísio Costa é reconhecido por sua interpretação intensa e emotiva do fado, estilo que passou a cantar profissionalmente após um encontro marcante com Amália Rodrigues, em 2009. Já se apresentou em palcos consagrados de Lisboa e Nova Iorque, e atualmente é assessor de comunicação da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-MG.
O 1º Festival de Fado nas Janelas é uma celebração da herança luso-brasileira e reforça os laços culturais entre Brasil e Portugal, oferecendo ao público mineiro uma noite de beleza, poesia e saudade. Saiba mais no site >>
Semana de Portugal 2025
Entre 5 e 14 de junho de 2025, Belo Horizonte e Montes Claros serão palco da Semana de Portugal, mais uma vez celebrando a cultura portuguesa, fortalecendo os laços entre Brasil e Portugal.
Organizada pela Câmara Portuguesa a programação reúne música, gastronomia e exposições culturais, promovendo o intercâmbio entre Minas Gerais e Portugal. O destaque é a Festa Portuguesa, no sábado, 7 de junho, das 10h às 20h, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte.
Com entrada gratuita e patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a festa oferece apresentações musicais, danças e pratos típicos como bacalhau e os famosos pastéis de nata.
Após o 1º Festival de Fado nas Janelas, no dia 5, nos dias seguintes há oficinas, shows, exposições e eventos gastronômicos, incluindo um jantar comemorativo no Dia de Portugal, 10 de junho. A programação se estende a Montes Claros nos dias 13 e 14, com atividades gratuitas.
A Festa Portuguesa só acontecerá no dia 7 em Belo Horizonte, mas até lá os amantes da Terrinha já podem ir curtindo uma playlist especial com uma seleção de músicas de diversos estilos. Com curadoria do fadista Tarcísio Costa, a playlist está disponível pelo Spotify com o nome “Festa Portuguesa 2025”.
“A seleção vai do fado, patrimônio cultural imaterial da humanidade, com Mariza, Ana Moura e Amália Rodrigues, até à música contemporânea portuguesa, o que há de mais recente, com os artistas jovens que ainda não são conhecidos no Brasil. Tem um pouquinho de tudo, desde rock’n’roll, tem a música crioula da cabo-verdiana portuguesa Sara Tavares, que infelizmente nos deixou no ano passado, tem Luiz Caracol, que é um mestre na fusão de música africana com portuguesa e estará ao vivo conosco por aqui, assim como Ana Laíns; Raquel Tavares, Marco Rodrigues Mayra Andrade e muitos outros. A ideia é mostrar a diversidade da nossa música e já ir preparando o público para o dia 7 de junho”, conta Tarcísio.
“A Semana de Portugal 2025 reforça a herança lusitana que influenciou a identidade cultural do Brasil, unindo os dois povos em celebração” defende Câmara Portuguesa.