Europeus criam desafio via twitter para incentivar reciclagem

Da Agencia Lusa

Os usuários do Twitter de toda a Europa vão ser desafiados a partir desta sexta, 19 de junho, a separar embalagens de vidro para reciclagem e a registrar as quantidades na rede social, havendo metas para cada um dos países.

"O objetivo deste desafio é aumentar os níveis de reciclagem de embalagens de vidro. Para Portugal foi estabelecida a meta de 14 milhões de unidades, que são cerca de 55% das embalagens colocadas todos os anos no mercado", disse à Agência Lusa uma fonte da organização da iniciativa em Portugal.

Os consumidores registrados no "Twitter" devem ir a “Find People" procurar ”FriendsofGlassU" e selecionar “Follow".

"Assim, as pessoas poderão contribuir twitando, a qualquer momento, o número de embalagens de vidro que vão enviando para reciclagem e simultaneamente receber atualizações em tempo real sobre o desenrolar deste desafio", explicou a fonte.

Aderindo ao “TweetRecycle Challenge" vai ser possível visualizar o número de pessoas que estão participando da ação ecológica, a quantidade de embalagens que estão sendo enviadas para reciclagem, além da participação num grupo de discussões de informações e dicas úteis de reutilização e reciclagem.

A iniciativa começa ao mesmo tempo da "semana verde" organizada pela Comissão Europeia (Green Week – changing our behaviour), que decorre entre 23 e 26 deste mês, para promover entre os consumidores várias mudanças de hábitos para melhorar o meio-ambiente.

Um estudo europeu desenvolvido no ano passado pela Federação Europeia do Vidro de Embalagem (Feve) revelou que 91% dos portugueses pesquisados já encaminhava para reciclagem as embalagens de vidro e 89% considerava o vidro como o material mais amigo do ambiente por ser 100% reciclável.

As respostas dos portugueses distinguiram-se das restantes da Europa, com uma posição acima da média europeia, que registrava valores na ordem dos 86% e 63%, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *