Fernando Santos deixa comando da Seleção de Portugal

Mundo Lusíada

Em comunicado neste dia 15, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou que o técnico Fernando Santos deixa o comando da seleção nacional, após oito anos.

A FPF e Fernando Santos “concordaram em dar por terminado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014” traz a nota.

“Após uma das melhores participações de sempre da Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, no Catar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo”.

Com Fernando Santos à frente da Seleção Nacional, Portugal venceu pela primeira vez duas competições internacionais: o Euro 2016, em França, e a Liga das Nações, em 2019.

Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o selecionador com mais jogos e mais vitórias.

“Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da Seleção Nacional. A FPF agradece a Fernando Santos e à sua equipa técnica os serviços prestados ao longo de oito anos ímpares e acredita que este agradecimento é feito também em nome dos portugueses”.

Ao concluir, a Direção da FPF informou que iniciará agora o processo de escolha do próximo técnico de Portugal.

“Saio com enorme sentimento de gratidão” declarou Fernando Santos, em mensagem por vídeo em que destacou o “privilégio” de ter sido selecionador nacional. “Quero agradecer em primeiro lugar a todos os jogadores com quem trabalhei desde 2014, todos sem exceção”.

Fernando Santos ainda cita “decisões difíceis” que o cargo exige. “É normal que nem todos fiquem contentes com as escolhas que eu fiz. Mas as decisões que tomei, todos sabem, foi sempre a pensar no que seria o melhor para a nossa seleção” diz ele, agradecendo ainda a clubes, equipe técnica e todo staff.

“Em especial ao dr. Fernando Gomes [presidente da FPF] que sempre me apoiou” elogiou. Aos adeptos, disse que a partir de agora, será mais um entre tantos milhões “que vibram e apoiam a seleção”.

Um vídeo divulgado pelas redes sociais da Federação homenageia Fernando Santos, trazendo um pouco da sua trajetória na seleção. Em 109 jogos, foram 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas, a última delas nas quartas de final do Mundial2022 de futebol.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: