Na tarde de quarta-feira (09), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), em Vitória, foi palco do evento “Rotas para Portugal – Negócios que Rompem Barreiras”, que reuniu empresários, investidores, autoridades e especialistas do Brasil e de Portugal para discutir caminhos reais de internacionalização de negócios.
O evento contou com a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, além de representantes de destaque nas áreas de direito, finanças, comércio exterior, inovação e diplomacia empresarial.
Promovido pela Câmara Portuguesa de Negócios do Espírito Santo, o encontro contou entre outros presentes, com Carlos Lopes, da Federação das Câmaras Portuguesas da América Latina.
Particiram da abertura o embaixador Luís Faro Ramos; Paulo Baraona – Presidente da FINDES; e Alvimar Pinto – Presidente da Câmara Portuguesa de Negócios do ES.
Segundo Faro Ramos, foi uma “excelente iniciativa do Alvimar Pinto que juntou mais de 100 pessoas para ouvirem casos práticos de sucesso de empreendedores capixabas em Portugal. Parabéns a todos os envolvidos” declarou.
Na Abertura Oficial, foi entregue uma Medalha de Honra ao Mérito Acadêmico ao Embaixador Faro Ramos, e entregue o Título de Cidadão de Guarapari ao Embaixador, pelo Prefeito de Guarapari.
O prefeito Rodrigo Borges, junto com o secretário de Desenvolvimento e Habitação, Alexandro da Vitória, entregaram a placa em homenagem e reconhecimento ao embaixador pela atuação e a criação de laços com o Brasil e Guarapari.
O prefeito de Guarapari ainda destacou a importância de fomentar parcerias internacionais para o fortalecimento da economia local.
“Eventos como este são fundamentais para preparar nossas empresas e empreendedores para um mercado cada vez mais globalizado. Guarapari tem potencial e queremos construir pontes sólidas com o mercado europeu, especialmente com Portugal”.
Durante a programação, os participantes puderam conhecer casos reais de sucesso, estratégias de acesso ao mercado europeu via Portugal, soluções logísticas, inovações legais e modelos de investimento, tudo com o objetivo de inspirar e preparar empresários capixabas para atuar além fronteiras.




