Na segunda-feira, dia 16, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) promoveu uma noite marcada por emoção, cultura e reconhecimento, quando celebrou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, juntamente com o Consulado de Portugal em Manaus. O evento também homenageou a vice-cônsul Maria Fernanda Pinheiro, que se despede do cargo após seis anos de atuação na região Norte do Brasil.
“Com trajetória marcada por dedicação e inovação, Maria Fernanda aproximou o consulado dos portugueses no Amazonas, promovendo cidadania e conectando nossos povos por meio de ações como o retorno do voo direto entre Manaus e Lisboa” defendeu a Fieam. O evento aconteceu no Clube do Trabalhador do SESI Amazonas.
Entre os convidados estiveram, além da vice-cônsul de Portugal; o cônsul honorário de Portugal no Amazonas, Humberto Figueiredo; a vice-conselheira de Portugal, Simone Amazonas; e o presidente da Sociedade Beneficente Portuguesa, Leopoldo Krichanã. Também marcaram presença o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), António Silva; o comandante militar da Amazônia, general Costa Neves; o presidente da Associação Comercial do Amazonas, Bruno Pinheiro; Antônio Maria Azevedo, presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa no Amazonas, bem como empresários e industriais da região.
A homenageada foi elogiada pelo seu trabalho que resultou numa aproximação significativamente do consulado de Portugal com os residentes no Amazonas, como por exemplo em processos como a emissão de passaportes e cartões de cidadão mais acessíveis, sem a necessidade de deslocamento até Belém.
“Tudo o que fiz foi para servir estas seis comunidades com muito amor e carinho. Inovei muito, sempre buscando facilitar a vida dos cidadãos portugueses aqui na região.” declarou Maria Fernanda, que recebeu da Fieam uma placa de reconhecimento, uma cesta com produtos regionais e flores.
Na ocasião, o presidente da FIEAM, Antonio Silva, foi surpreendido com o título de membro da Confraria dos Sabores Luso-Amazônicos Grão Vasco, por sua contribuição ao fortalecimento dos laços entre Brasil e Portugal. A cerimônia contou com o presidente da confraria, Johnny Amazonas.
Fundada em 9 de março de 2017 por António Humberto Figueiredo, a confraria é apadrinhada pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco de Viseu, criada em 2007 em Portugal e, hoje, liderada por José Ernesto.
Segundo apurámos, a confraria tem como missão principal a “promoção da cultura portuguesa através da gastronomia, enologia, costumes e tradições, contribuindo para o fortalecimento da ligação entre Portugal e o Amazonas”.
Ao final, o evento ainda contou com a apresentação das cantoras Sharlene Rubem e Ianayra que, respectivamente, interpretaram os hinos de Portugal e do Brasil, acompanhadas pela Banda Amazonas Popular.