Por Francisco Brandão
Na sessão solene (em 14 de junho) aberta pelo novo Coral da Beneficente foram homenageados com o Troféu Martim Soares Moreno a Anya Ribeiro, ex-secretária de turismo do Ceará e a Professora Virginia Monteiro, Diretora da Beneficente.
Também homenageamos, a título póstumo, a artista plástica e idealizadora do troféu Martim Soares Moreno, Emília Vidal Porto. A família, através do seu filho Marcelo, recebeu um busto oferecido pela Beneficente e concebido pelo artista Vando Figueiredo.
Usaram da palavra o Presidente da Beneficente Francisco Brandão, que deu as boas vindas aos presentes, a Presidente da Câmara Brasil Portugal, Patrícia Campos, e na presidência das celebrações o Cônsul Rui Almeida.
O evento foi uma parceria entre a Beneficente, o Vice-Consulado, a Câmara Brasil Portugal de Comércio e o Conselheiro das Comunidades para o Ceará e Piauí – José Wahnon.
Após a emocionante cerimônia solene iniciou-se o convívio ao ar livre com estreia das Marchas Populares de Lisboa pelo Grupo de Danças da Beneficente formado inteiramente por jovens cearenses. Encantaram os presentes com a alegria da evolução. O Buffet generoso com vinho português foi animado pelo som do músico e cantor Luso-Brasileiro David Valente, que colocou os presentes para dançar com animação e romantismo, pois o Dia de Santo António no Brasil é também o dia dos namorados.
O espaço renovado da Beneficente tanto para a Solenidade como a área ao ar livre nas piscinas, a segurança e o estacionamento demonstraram mais uma vez que é um dos melhores espaços para eventos da cidade.
Uma noite feliz e memorável para os mais de 166 participantes recompensados assim pelo amor que nutrem por Portugal e Brasil.
Agradecemos toda a dedicação das nossas entidades e aos patrocinadores e, como sempre, agradecemos a todas os nossos antecessores que acreditaram que Beneficência e Cultura são valores perenes.
O desafio vencido pelo Grupo de Danças da Beneficente
Apresentar as Marchas dos Santos Populares de Lisboa no Dia de Portugal na Beneficente Portuguesa em Fortaleza foi uma estreia absoluta. Um desafio que o nosso grupo de danças aceitou e montou em dois meses.
São jovens cearenses que apoiamos e nenhum deles tem a nacionalidade portuguesa e todos comungam desse carinho à nossa cultura. Essa é uma das missões da Beneficente Portuguesa em Fortaleza.
Agradecemos à nossa Diretora Valquíria e Coordenadora Poliana. A nossa Diretora Valquíria apesar de ter convites nossos nunca conseguiu ir a Portugal. Vimos algumas lágrimas no canto do olho de muitos presentes quando viram entrar as Marchas de Lisboa no Recinto.
Recordei a todos que o saudoso Júlio Trindade do Pirata sonhava um dia em ver as Marchas dos Santos Populares de Lisboa evoluírem no Bairro da Praia de Iracema em Fortaleza. Sonhos realizam-se na Beneficente Portuguesa…