Presidente felicita os dois portugueses que venceram prêmios no Óscar da animação

Da Redação
Com Lusa

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou neste domingo Regina Pessoa e Sérgio Martins, vencedores na última edição dos prêmios Annie, atribuídos pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu o prêmio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo filme “Klaus”.

Numa nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os dois portugueses por estes prêmios.

“O cinema de ficção de longa-metragem é naturalmente o que chega a um público mais alargado, mas há outro cinema, e os cineastas portugueses de documentário, curta-metragem e animação têm sido amplamente reconhecidos como nomes importantes desse outro cinema”, refere a mesma nota.

Considerados os ‘Óscares’ do cinema de animação, os Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

Na 47.ª cerimônia de entrega dos prêmios Annie, em Los Angeles, nos Estados Unidos, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, coprodução de França, Portugal e Canadá venceu a corrida para o galardão de melhor ?curta’, onde estava ainda nomeado ?Purpleboy’, de Alexandre Siqueira.

Desde a estreia, em junho do ano passado, na Croácia, “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias” foi já distinguido no festival de cinema de Annecy, em França, com o prêmio especial do júri, no festival Animamundi, no Brasil, nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e em Chicago, nos Estados Unidos.

Já o português Sérgio Martins, venceu na categoria de Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo filme “Klaus”, da espanhola SPA Studios, disponível na plataforma Netflix.

“Klaus” foi o grande vencedor da noite, alcançando sete distinções, entre a quais a de Melhor Filme, categoria onde estavam nomeados “Frozen 2”, da Walt Disney Animation Studios, “Como Treinar o seu Dragão: O Mundo Secreto”, da DreamWorks Animation, “Missing Link”, da Laika e LLC, e ainda “Toy Story 4”, da Pixar Animation Studios.

O filme “Klaus”, do realizador espanhol Sergio Pablos, disponível na plataforma Netflix, estava nomeado para sete Annie.

Nesta produção, trabalhou ainda Edgar Martins, irmão de Sérgio Martins, no departamento de argumento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend