Evento do CCLB teve como ponto central homenagear “personalidades” em destaque na Comunidade, como o editor do jornal Mundo Lusíada.
Por Vanessa Sene
Na noite de 13 de junho, o Conselho da Comunidade Luso-brasileira promoveu sua solenidade anual do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, no espaço José Saramago nas dependências da Casa de Portugal de São Paulo. O editor do Mundo Lusíada, Odair Sene, foi um dos homenageados da noite.
O evento iniciou com os hinos nacionais de Portugal e Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de SP. Na abertura da solenidade, o presidente do CCLB, Antero Pereira citou que, mais do que um diploma, as homenagens da noite são um reconhecimento formal e “um abraço coletivo da comunidade” em gratidão a todos que de forma incansável, ajudam a manter acesa a identidade portuguesa. “Cada homenageado aqui presente é mais do que uma bibliografia e conquistas. É um capítulo vivo da nossa história em comum. São portugueses e brasileiros, e luso-brasileiros que traduzem no dia-a-dia o encontro entre duas pátrias (…) Pessoas que constroem com dedicação e amor as pontes entre o passado e o futuro. Entre a tradição e a modernidade. Entre Portugal que fomos e o Brasil que somos”, declarou Antero, citando os homenageados da noite como “desbravadores de novos caminhos, navegadores de esperança que mantêm vivo o espírito e a coragem que sempre definiu o povo português”.
Ao finalizar, o presidente do Conselho celebrou também o papel do Conselho e da Casa de Portugal “como faróis culturais e afetivos da nossa comunidade”.
Também o cônsul-geral elogiou a iniciativa de união entre as entidades para comemorar a data, e endossou o discurso do presidente português na altura das comemorações do 10 de Junho em Portugal, dizendo que todos os portugueses são iguais.
Em sua fala, o presidente da Casa de Portugal, Dr. Renato também fez um destaque para as mulheres da nossa comunidade, citando fadistas, presidentes de entidades, como a Ana Calvinho, presidente da Casa de Portugal de Campinas, presente no evento, e Karene Vilela, presidente da Câmara Portuguesa de SP; uma das homenageadas da noite.
Parabenizou ainda a comunidade lusa da cidade de Santos, pela “Festa Portuguesa” realizada por ocasião do Dia de Portugal, “que honra nossa tradição e sobretudo a cidade de Santos”. E defendeu que a Casa de Portugal participou e participa da história da cidade, como espaço cultural de acolhimento, convivência, sendo em São Paulo onde muitos portugueses se reinventaram. “Portugal não é apenas passado, é presente e também é futuro. É sim um país mestiço, não há raça pura, Portugal é um país de paz, democracia, de fusão, e de futuro”.
Ao Mundo Lusíada, o presidente da Casa de Portugal fez uma avaliação muito positiva da noite. “Eu vejo de uma forma muito positiva e nós temos que cada vez mais estreitar os laços, até porque a Casa integra o Conselho, o Conselho que reúne todas as nossas entidades e que nos proporcionou hoje uma noite inesquecível, seja pelas homenagens justamente prestadas a pessoas que lutam no dia-a-dia pela nossa comunidade, seja pelo fado, enfim, por essa noite maravilhosa que é o momento de celebrarmos Portugal, mas também de celebrarmos a nossa amizade, a nossa fraternidade, a família luso-brasileira de São Paulo”.
Dr. Renato também mencionou a homenagem ao editor do Mundo Lusíada. “E a justa homenagem ao Odair Sene, qualquer homenagem que se fizer a ele não é suficiente para retribuir tudo o que ele tem feito pela nossa imprensa da comunidade, mas pelo próprio jornalismo brasileiro e português. O trabalho de vocês é uma referência não só para nós aqui, mas em Portugal, todos os cantos que nós vamos, todos têm informações sobre a nossa vida, sobre a nossa atividade, através do trabalho de vocês. Justa homenagem, parabéns e obrigado”.
O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, em sua fala, destacou a união de associações, a exemplo dessa iniciativa que juntou duas entidades para comemorar a data. “O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo é uma estrutura organizativa da comunidade, muitíssimo bem conduzido pelo presidente Antero Pereira, que representa em si mesmo essa ideia de unidade do movimento associativo. Todas as associações portuguesas e luso-brasileiras da comunidade do Estado de São Paulo estão representadas no Conselho e, por isso, celebrar o nosso Dia Nacional sob a égide do Conselho, na Casa de Portugal, que é a alma mater da nossa comunidade no Estado, é uma imensa alegria”, disse ao Mundo Lusíada.
Sobre o editor do jornal, o cônsul-geral, que soube dos homenageados somente na noite do evento, declarou que “foi uma alegria ‘incrível’ perceber que esse grande vulto da comunicação social, do jornalismo, em todas estas décadas aqui em São Paulo e no Brasil, tão importante para nós todos e perceber que ele era um dos homenageados, foi tão justo prestar-lhe este tributo que eu fiquei particularmente feliz por isso”, declarou.
O Conselho da Comunidade
Ao Mundo Lusíada, o presidente do Conselho da Comunidade também citou a união nas datas festivas. “Eu convidei o Dr. Renato para se juntar ao Conselho da Comunidade Luso-Brasileira e festejarmos o 10 de junho juntos. É isso que nós estamos realizando hoje, fazendo com que o dia seja festejado dentro da Casa de Portugal, em comum, Conselho e Casa de Portugal”.
A mesma iniciativa foi feita nas celebrações do Dia da Comunidade Luso-Brasileira no 21 de abril, e o intuito é a união de mais público. “Aqui na Casa de Portugal estamos fazendo pela primeira vez em conjunto, e a ideia é justamente essa, trazer mais gente para podermos celebrar Portugal”, disse Antero Pereira, que recepcionou, juntamente com o presidente da casa, cerca de 200 convidados para esta noite.
“Procuramos homenagear quem merece, a verdade seja dita, personalidades que fizeram algo, que fazem, que contribuíram para a difusão da língua e dos costumes de Portugal aqui no Brasil. O Odair Sene é um cara que tem feito muito, através do jornal Mundo Lusíada, está sempre em todas as comunidades, é bem quisto por todos, está sempre divulgando os eventos, não só do Conselho, mas como das outras casas. Acho que é mais do que merecido” declarou Antero.
Gestão – Antero ainda comentou sobre as mudanças na gestão do Conselho. “Eu consegui juntar na diretoria quase todas as casas regionais de São Paulo e do interior, tenho bastante jovens, tenho mesclado. Fiz uma diretoria bastante ativa, bastante dinâmica, e que está dando resultado. Eu acho que nós conseguimos reinventar um pouco o Conselho da Comunidade Luso-brasileira. Ele estava meio apagado, também tínhamos vindo de uma pandemia, onde durante dois anos não se conseguia fazer nada. De qualquer maneira, está dando resultado. Eu tenho mais um ano de mandato, vou ficar só um mandato, já estou preparando o meu vice-presidente para assumir o cargo ano que vem. E com certeza o Conselho vai ir em frente”.
A noite terminou com música, ao som de um fado animado ao comando de Gloria de Lourdes e Letícia Ferreira, as fadistas estiveram acompanhadas pelos guitarristas Vinicius Rocha e Marcos Sabo.
Grupo Folclórico da Casa de Portugal de SP prestou homenagem ao Consul Adjunto
Durante o evento, folcloristas do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo aproveitaram a ocasião para prestar uma singela homenagem ao Cônsul-Geral Adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques. Durante seu discurso ele falou sobre a importância do Folclore de Portugal na preservação da cultura, dos usos e costumes.
“O Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo expressa sua sincera gratidão por sua dedicação e apoio à comunidade luso-brasileira. Sua presença em nossos eventos e atividades tem sido fundamental para fortalecer os laços entre Portugal e Brasil e promover a cultura portuguesa em São Paulo. Agradecemos especialmente pelo seu compromisso em apoiar as iniciativas que visam preservar e promover a herança cultural portuguesa em nossa cidade” trazia a mensagem na placa entregue ao homenageado.