Vereador recebeu medalha de mérito do Secretário das Comunidades em visita ao Rio

Mundo Lusíada

O vereador Rafael Aloísio Freitas recebeu, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, a medalha de mérito das Comunidades Portuguesas, grau ouro, durante a visita do governante português ao Brasil.

Segundo a Embaixada de Portugal, a homenagem “merecida” foi pelo empenho do vereador na isenção do imposto municipal sobre imóveis para as Associações Portuguesas do Rio de Janeiro.

“Honrado demais por receber a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas no Grau OURO! Agradeço a homenagem que recebi das mãos do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Paulo Cafôfo e o convite para participar do jantar com as presenças da Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria e de vários representantes das diversas Casas Portuguesas do Rio de Janeiro” declarou Rafael Aloisio Freitas.

A lei da isenção + anistia do IPTU desses clubes associativos foi, segundo o vereador, uma “batalha que vencemos” na Câmara de Vereadores do Rio. “Parabenizo todos os diretores das casas pela mobilização e o meu assessor Gilberto Moreira Jr pela articulação política junto aos presidentes. Contem sempre comigo” finalizou.

No Palácio São Clemente, o SECP, acompanhado do embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, esteve com a cônsul de Portugal no Rio, Gabriela Albergaria, e com o presidente da Câmara Portuguesa do RJ, Antonio Fiúza, entre outros.

Já no último dia de visita ao Rio de Janeiro, neste dia 29, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, deslocou-se ao local onde está erigida a placa de homenagem ao centenário da primeira travessia aérea do atlântico sul, pelos navegadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, e visitou o museu da Marinha brasileira.

Na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, no bairro carioca da Tijuca, participou de convívio com centenas de cidadãos portugueses e luso-brasileiros, onde recebeu o título de Sócio Honorário da associação, distinção também atribuída ao Embaixador de Portugal.

O encontro contou com a atuação do Rancho Folclórico da Igreja de Santo António dos Pobres, com trajes e cantares minhotos.

Paulo Cafôfo, acompanhado pelo Embaixador e o Diretor Geral dos Assuntos Consulares, e a Cônsul Geral, já havia visitado no dia 28, a obra social da Igreja da Ordem de Santo António dos Pobres, e o Real Gabinete Português de Leitura.

Esteve reunido com dirigentes de várias associações portuguesas, inteirando-se dos principais projetos e desafios, na na Casa da Vila da Feira e na Casa do Minho, antes de continuar a sua visita, seguindo agora para São Paulo.

A passagem pelo Rio de Janeiro também foi marcada pelo encontro com funcionários consulares no Rio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: