Presidente do instituto Camões faz visita e avalia ações para aproximar Brasil-Portugal

Da Redação

O Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, iniciou nesta semana uma visita de trabalho ao Brasil.

No dia 23 de novembro, João Ribeiro de Almeida encontrou-se com a Diretora do Departamento Cultural do Itamaraty, Paula Alves de Souza, o Secretário da Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, a Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal, Renata Zuquim. Além do Diretor Adjunto da Agência Brasileira de Cooperação, Demétrio Carvalho, a Diretora do Escritório da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

O encontro tratou da promoção cultural dos dois países, tendo sido discutidas iniciativas relacionadas com a cidade de Brasília enquanto Capital Ibero-americana das Culturas 2022, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o bicentenário de independência do Brasil e a utilização do espaço da Praça Portugal em Brasília.

Na capital federal, Renata Zuquim, falou sobre a importância de iniciativas que promovam a língua portuguesa. “Brasil, Portugal e diversos outros países falam português, o que gera uma produção cultural riquíssima em nosso idioma. Em 2022, ano em que Brasília será Capital Ibero-americana das Culturas, é importante que as representações diplomáticas desses países se unam para promover a língua”, afirma.

O embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, ressaltou a importância de valorizar o idioma. “A língua portuguesa se espalhou por vários países e precisamos incluir cada um deles e dar visibilidade. É importante divulgar as produções culturais dessas nações”, diz.

O presidente do Instituto Camões, embaixador João Ribeiro de Almeida, também falou sobre a Praça Portugal, em Brasília. “É um local bastante utilizado pela população e, com o apoio do GDF, queremos melhorá-la cada vez mais”, relata.

Cantora Ana Laíns

Ao final do dia, o Presidente do Camões, I.P. assistiu a um concerto da artista Ana Lains, que foi apoiado pelo Instituto, no âmbito do plano de atividades culturais no Brasil para 2021.

Pela primeira vez em digressão pelo Brasil, a cantora portuguesa teve três concertos numa parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, o Consulado-Geral de Portugal em Salvador, o Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza e o Camões IP.

A digressão começou pelo Teatro Jorge Amado em Salvador, no dia 18 e seguiu para o Auditório Waldyr Diogo em Fortaleza, no dia 20, terminando em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na terça-feira, 23.

Ana Laíns apresentou um repertório diverso de canções em “noite de grande celebração da Língua Portuguesa” divulgou a Embaixada. Dentre as canções, a cantora interpretou poemas musicados de Luís de Camões, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, entre outras, como a brasileira “Romaria”, de Renato Teixeira, feita famosa pela voz de Elis Regina.

Ana Laíns esteve acompanhada dos músicos Paulo Loureiro (piano e direção artística), Carlos Lopes (acordeão) e Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: