FHC é homenageado amanhã pela comunidade portuguesa em São Paulo

Da Redação

Fernando Henrique Cardoso e Antonio dos Ramos, presidente da Casa de Portugal no Instituto FHC.
Fernando Henrique Cardoso e Antonio dos Ramos, presidente da Casa de Portugal no Instituto FHC.

No próximo dia 10 de Junho, “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, data nacional de Portugal, o ex-Presidente da República do Brasil Fernando Henrique Cardoso será homenageado na Casa de Portugal de São Paulo com a Comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique.  A homenagem foi proposta por Paulo Machado, Diretor Cultural da Entidade e Diretor do Turismo de Portugal no Brasil e que foi aprovada por unanimidade pelos diretores da Casa.

A Casa de Portugal, fundada em Julho de 1935, um ano após a fundação da USP, teve a sua origem intimamente ligada à criação da Universidade de São Paulo uma vez que o Governo do Estado, naquela época, foi buscar em Portugal um grande número de professores para lecionar na recém criada Universidade. Em São Paulo, esses professores sentiram a falta de uma associação que congregasse a comunidade luso-brasileira e que fosse um marco da cultura portuguesa, juntamente com outros portugueses já radicados na cidade, contribuíram para a fundação da Casa de Portugal. O próprio homenageado, em recente entrevista disse que foi levado para lecionar na Universidade de São Paulo pelas mãos de um português, o professor Fidelino Figueiredo, a quem deve a sua carreira acadêmica.

A Ordem do Mérito Infante D. Henrique foi criada pela Casa de Portugal no dia 4 de Março de 1944 com a finalidade de homenagear portugueses e brasileiros que se tenham destacado no intercâmbio luso-brasileiro e na divulgação da presença de Portugal no Brasil nos seus mais variados aspectos, estreitando assim os laços históricos, de amizade e cooperação que unem as duas Nações. Já foram agraciados com a comenda, dentre cerca de 130 personalidades, nomes como Ana Maria Braga, Assis Chateaubriand, Carlos Alberto de Nóbrega, Fafá de Belém, Hebe Camargo, Joanna, João Carlos Martins, José Ermírio de Moraes, Maurício Kubrusly, Maria Adelaide Amaral, Sérgio Reis, Tito Lívio Ferreira, Valentim dos Santos Diniz entre outros.

No próximo dia 10 de Junho, o professor Fernando Henrique Cardoso será recebido às 19:30 hs no Auditório da Biblioteca da Casa de Portugal, onde será formalmente apresentado pelo Dr. Ives Gandra da Silva Martins, jurista e colunista do jornal Mundo Lusíada, presidente da Assembleia da Casa entre 1970 e 1980, e na sequencia será condecorado pelo presidente da Casa Comendador Antonio dos Ramos. FHC autografará e doará algumas das suas obras à Biblioteca da Casa de Portugal e na sequência inaugura na Galeria de Artes da Casa de Portugal a exposição fotográfica “As Viagens de FHC”, composta por 20 imagens de vários fotógrafos e que reconstituem sua intervenção internacional no decorrer dos seus dois mandatos na Presidência da República.

A exposição estará aberta ao público de 11 a 30 de Junho, de Segunda à Sexta, das 09:00 às 18:00 horas com entrada franca. A Casa de Portugal fica localizada na Avenida da Liberdade, 602 – São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: