Falece Antonio Gomes da Costa, uma das figuras mais emblemáticas da comunidade portuguesa no Rio

Da Redação

Antonio Gomes da Costa fala do Real Gabinete Português de Leitura no programa de entrevista do Jô Soares em 2010.

Antonio Gomes da Costa, uma das figuras mais emblemáticas da comunidade portuguesa do Rio de Janeiro, faleceu aos 83 anos.

Para o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, foi uma “grande e inegável liderança da Comunidade Portuguesa no Brasil, que deixa um imenso legado de trabalho pelos valores históricos e culturais luso-brasileiros, e que sempre soube respeitar e valorizar o trabalho voluntário e fundamental das nossas associações”.

O velório acontece no Memorial do Carmo (Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287 – Cajú no Rio), a partir das 14 horas desta terça-feira, dia 09, na Capela 08. No dia 10, o corpo será cremado em cerimônia fechada para a Família.

“Apresentamos as nossas condolências aos familiares desse amigo de valor que ficará para sempre na galeria dos grandes construtores da nossa Comunidade” finaliza a nota de pesar do órgão que representa a comunidade portuguesa em Sâo Paulo.

Antonio Gomes da Costa era natural da Póvoa do Varzim. Formado em economia, licenciado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Ciências Jurídicas pela Universidade Cândido Mendes, com dupla nacionalidade – portuguesa e brasileira – teve uma participação bastante ativa em associações luso-brasileiras.

Foi especialmente conhecido enquanto presidente do Real Gabinete Português de Leitura entre 1992 e 2016, uma tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona, em prédio de 1837 tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Foi também presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras; da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V; do Liceu Literário Português; da Real Sociedade Clube Ginástico Português; entre outros, e condecorado com homenagens pelos governos de Brasil e Portugal.

Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, havia já sido reconhecido e condecorado com a Ordem do Rio Branco – Grau de Comendador, a que acrescentou a Ordem do Mérito Naval, a Ordem do Mérito Aeronáutico e a Ordem do Mérito Militar. Era igualmente Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique (Portugal), detendo também a Grã-Cruz das Ordens do Mérito Agrícola e Industrial portuguesas, entre outras condecorações.

O Governo português, por intermédio do Ministro da Cultura, divulgou nota de pesar pela morte do Dr. António Gomes da Costa.

“Verdadeiro embaixador da Cultura e da Língua portuguesa no Brasil, promoveu sempre a amizade e a estreita cooperação entre os dois povos. Cidadão extremamente ativo, foi presidente de várias instituições luso-brasileiras, às quais dedicou boa parte da sua vida – o Real Gabinete Português de Leitura, a Federação das Associação Portuguesas e Luso-Brasileiras, o Liceu Literário Português, a Real Sociedade Clube Ginástico Português e a Fundação Portugal entre outras instituições, tendo sido também Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Portuguesa da História, da Academia de Ciências de Lisboa e do Instituto Histórico de Santa Maria, entre outras de vários ramos”.

Em maio de 2016, havia deixado, por motivos pessoais, a presidência de muitas das instituições luso-brasileiras a que havia estado ligado por muito tempo.

Sobre isso, em artigo publicado em 2016, o ex-embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, afirmou que “na história da comunidade luso-brasileira, poucas pessoas podem ombrear com António Gomes de Costa na sua devoção à tarefa de proteger, no Brasil, e com persistência, o bom nome dos portugueses, a dignidade da história lusa, a promoção da amizade entre os dois povos. Fê-lo através da sua intervenção cívica, da sua palavra na imprensa, da sua ação de acompanhamento, de direção e coordenação dessa notável rede de instituições, que em tempos foram geradas pelos portugueses no Brasil, fantásticos exemplos de realizações de que todos temos obrigação de nos orgulhar”.

1 Comment

  1. NOS BRASILEIROS E PORTUGUESES PERDEMOS MUITO COM O FALECIMENTO DESSE GRANDE SER HUMANO, HOMEM DE MUITA CULTURA, MUITA SABEDORIA. LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE O A SUA PASSAGEM. DESCANSE EM PAZ DR. ANTONIO GOMES DA COSTA.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: