Em 10 anos, população brasileira em Braga cresceu 137%

Da Redação

Em 10 anos, a população brasileira na cidade portuguesa de Braga passou de 2596 para 6168, um crescimento de 137,6%. A informação foi avançada no último domingo pelo jornal O Globo, citando que Braga é o “novo eldorado dos brasileiros”.

“Dizemos, em brincadeira, que o ‘brasileiro’ é a língua oficial de Braga. Até o clima está mais tropical”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal à reportagem do jornal.

Segundo o jornal, as razões para mudança de vida dos “novos bracarenses” passam pela qualidade dos serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo e segurança. Além de Braga ser uma cidade com custos mais baixos do que nas grandes cidades como Lisboa e Porto.

Também é destacado o sistema de incentivos fiscais da autarquia para quem quer investir na cidade. O autarca Ricardo Rio declarou que regularmente chegam ao seu gabinete recém-chegados do Brasil que procuram informação para investir ou abrir negócios.

“São pessoas com recursos econômicos e espírito empreendedor, que procuram o desenvolvimento de um projeto de vida. Quem nos procura é encaminhado para a InvestBraga, uma agência pública de consultoria gratuita para a concretização do negócio”, declara o presidente da Câmara.

Nos últimos 18 meses, a Associação Comercial de Braga registrou a inscrição de 11 negócios de brasileiros. A autarquia disponibiliza incentivos fiscais que podem chegar à isenção total tendo em conta o volume de investimento e a quantidade de empregos diretos.

Ainda segundo a publicação, na contramão, Lisboa perdeu moradores brasileiros. De acordo com estatísticas do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteira, a capital portuguesa perdeu quase 10% dos residentes brasileiros regularizados nos últimos 10 anos, tendo atualmente 43.066.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend