Brasil anuncia voo comercial extraordinário entre Lisboa e Guarulhos

Mundo Lusíada

Após relato de muitos brasileiros em Portugal que não conseguem voltar para casa, o Itamaraty anunciou, na noite de sexta-feira, um voo extraordinário de Lisboa a São Paulo, previsto para a próxima sexta-feira, 26 de fevereiro.

“O governo brasileiro, atento às dificuldades enfrentadas por cidadãos brasileiros em Portugal em decorrência da suspensão de voos diretos entre os dois países, concluiu com o governo de Portugal, através do Itamaraty, negociações para realização de voo comercial extraordinário da empresa aérea TAP entre Lisboa e Guarulhos” traz nota do Itamaraty.

“Os dois governos vêm mantendo contatos para facilitar a realização de voos extraordinários desde a suspensão das operações decretada pelo governo português em 27 de janeiro de 2021. As companhias aéreas foram comunicadas das condições estabelecidas pelo governo português para autorizar voos dessa natureza” informa ainda o órgão.

O voo de 26 de fevereiro é uma operação privada. Os interessados devem tratar diretamente com a TAP da marcação ou aproveitamento de bilhetes aéreos. Diante do estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal, somente poderão ingressar no aeroporto os passageiros com bilhetes confirmados pela TAP.

Permanecem as mesmas exigências de documentos para viagem, além da apresentação de teste negativo para Covid-19 e o preenchimento de formulário da ANVISA (declaração de saúde do viajante) para entrada no Brasil.

Segundo o Itamaraty, existe ainda a possibilidade de que novos voos comerciais como este sejam realizados, assunto que está sendo tratado por ambos os governos.

“O Itamaraty, por meio da Embaixada em Lisboa e dos Consulados-Gerais em Lisboa, Porto e Faro, seguirá prestando toda assistência cabível aos brasileiros retidos em território português”.

Nessa semana, a imprensa relatou dezenas de casos de brasileiros que planejavam o regresso ao Brasil e não conseguiram embarcar por conta da suspensão de voos prorrogada pelo governo português, ficando em situação de vulnerabilidade, e alguns recorrendo a bancos alimentares para conseguirem comida.

A viagem de Lisboa para São Paulo ocorrerá um dia antes do voo da TAP de repatriamento de portugueses no Brasil, agendado para o próximo dia 27, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

O Brasil é um dos mais atingidos no mundo pela covid-19, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (244.765, em mais de 10 milhões de casos), depois dos Estados Unidos.

Em Portugal, morreram 15.821 pessoas dos 794.769 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: