Comunidade de São Carlos reúne-se para comemorar o “Dia de Portugal”

Por Odair Sene

A diretoria da Casa de Portugal de São Carlos reuniu a comunidade portuguesa local para um animado jantar “Uma Volta em Portugal”, um jantar especial em celebração à cultura e às tradições portuguesas. Com especial objetivo de comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O encontro aconteceu exatamente no 10 de Junho em um restaurante de São Carlos e teve uma avaliação muito positiva pelo presidente Paulo de Sousa Palo: “A noite foi sem dúvida ‘uma inesquecível volta a Portugal’. O calor humano não permitiu que o frio da noite nos perturbasse. Muito obrigado aos presentes e também aos que por algum motivo estiveram ausentes, mas sempre torcendo para que tudo desse certo. Um agradecimento especial à Dra. Joana Gonzalez, que não mediu esforços para que tudo estivesse do agrado de todos. Degrau a degrau, vamos subindo as escadas do sucesso, um sucesso que é da comunidade luso-brasileira e apenas dela”, referiu o dirigente.

Outro membro da comunidade, Jaime Bruno, mandou “Parabéns aos organizadores do evento, e a toda comunidade lusitana em especial aos associados da Casa de Portugal de São Carlos. Ontem tivemos uma noite muito agradável e o jantar estava ótimo”.

Também o Luiz Carlos Mininel disse que “a noite foi excelente e especial na presença da comunidade Lusitana. Parabéns Paulo, Paula e a todos os organizadores, jantar maravilhoso regado com um belo vinho”.

Almeida Júnior por sua vez disse que “não foi apenas um jantar, foi um desfile cultural incrustado com especiarias portuguesas, à vontade, boa música” e completou que, “incentivar as datas comemorativas são um estímulo a boa Cultura e valores morais, característicos de um povo lutador e determinado”.
Celebramos Portugal, a sua história, o seu povo resiliente, e a sua cultura rica, marcada pela língua que nos une, a bela língua portuguesa que Camões eternizou com genialidade.

Luís de Camões, cuja memória hoje homenageamos, é mais do que um poeta. É um símbolo da alma portuguesa, das nossas glórias, das nossas dores, dos nossos sonhos e da nossa diáspora. Através d’Os Lusíadas, ele cantou os feitos de um povo navegante, corajoso e universal. E nós, descendentes e amigos dessa pátria, mantemos viva essa herança, mesmo longe da terra natal.

Paulo de Sousa Paulo ainda agradeceu a presença da escritora Maria Ofélia Di Lorenzo, que esteve no encontro para apresentar o seu mais recente livro, intitulado “Cartas Poéticas”.

“É a força da língua portuguesa, que faz a escritora de origens italianas, falar de nossos poetas e escritores com um orgulho como se fossem dela! Neste dia, lembramos também as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, como a nossa, aqui em São Carlos. Somos parte dessa história viva que continua a escrever-se fora das fronteiras de Portugal, com trabalho, com dedicação, com saudade, mas sempre com amor à nossa origem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também