Comitiva de prefeitos brasileiros cumpre agenda em Portugal

Prefeitos recepcionados por Carlos Moedas em Lisboa. Foto divulgação

Por Vanessa Sene

Uma comitiva de prefeitas e prefeitos brasileiros está finalizando uma missão internacional em Portugal, promovida pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) em parceria com o Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE).

Pelo terceiro ano consecutivo, delegação da FNP participa de agendas políticas e visitas técnicas em cidades portuguesas, desta vez com ênfase nas áreas de inovação, startups, mobilidade urbana, governança metropolitana e reordenamento urbano. A missão, que começou dia 22 e segue até 28 de junho, visita casos de sucesso em políticas públicas em quatro cidades portuguesas: Lisboa, Oeiras, Coimbra e Porto. Na agenda, encontro com prefeitos das cidades: Carlos Moedas, Isaltino Morais, Francisco Veiga (vice-prefeito) e Rui Moreira, respectivamente.

Os governantes que compõem a missão são: Gerson Pessoa, prefeito de Osasco/SP e vice-presidente de Ciência e Tecnologia; Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos/SP e vice-presidente de Inovação em Dados de Mobilidade Urbana; Bruno Cunha Lima, prefeito de Campina Grande/PB e vice-presidente de Desburocratização e Simplificação de Processos; Priscila Gambale, prefeita de Ferraz de Vasconcelos/SP e vice-presidente de Primeira Infância e Alfabetização; e Rodolfo Marcondes, prefeito de Salesópolis/SP e vice-presidente de Proteção de Nascentes.

Também participam Eder Máximo, secretário de Planejamento e Gestão de Osasco/SP; Carmônio Bastos, presidente da Câmara Municipal de Osasco/SP; Dolores Kícilia Alves e Soraia Fernandes de Lima Oliveira, secretária e secretária adjunta de Educação de Ribeirão das Neves/MG; Jackson dos Santos, secretário de Governo e Relações Institucionais de Ferraz de Vasconcelos/SP; Christianne Pimenta, superintendente de Inovação e Transformação Digital de Goiânia/GO; Márcio de Jesus Procópio, superintendente de Sustentação e Inovação de Goiânia/GO; e Luciana Malamin, gerente executiva de Relacionamento Corporativo do SEST/SENAT – Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

Em Lisboa, o presidente da Câmara Municipal defendeu a importância recíproca do encontro, nas áreas da tecnologia e inovação: “Podemos fazer muito mais entre as cidades portuguesas, e entre Lisboa e muitas cidades brasileiras”. Algumas das grandes empresas tecnológicas em Lisboa são brasileiras, lembrou Carlos Moedas, “como é o caso do Quinto Andar, que é um dos nossos unicórnios”.

Ainda, a comitiva foi recebida pelo CEO do TagusPark, Eduardo Correia, que falou sobre a capacidade do empreendimento em integrar desenvolvimento econômico, arte, sustentabilidade e responsabilidade social em um único território planejado. Criado há 35 anos como parte da estratégia de modernização portuguesa no contexto da adesão à União Europeia, o Taguspark funciona como uma sociedade anônima de direito privado, mas com forte vocação pública. Atualmente, o parque abriga 200 empresas, incluindo a OpenAI e dois dos maiores bancos portugueses, e emprega aproximadamente 19 mil pessoas.

Durante a visita, os representantes da FNP conheceram de perto os pilares que sustentam o modelo: incentivo ao empreendedorismo inovador (com incubadora e startups de alta performance), residência artística e programação cultural permanente, políticas de civismo comportamental e ambiental (como o uso de energia solar e economia circular) e um compromisso concreto com a dignidade laboral, incluindo o reajuste de salários de trabalhadores terceirizados.

Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos/SP e vice-presidente de Inovação e Dados em Mobilidade Urbana da FNP, destacou a visão de longo prazo do projeto, que prevê cem anos de desenvolvimento contínuo, com integração entre universidades, setor privado e poder público local. “A experiência no Taguspark reforçou a importância de pensar a inovação não apenas como tecnologia, mas como estratégia de transformação urbana e social, um aprendizado valioso para os municípios brasileiros em busca de soluções sustentáveis e inclusivas”, destacou.

Já Gerson Pessoa, prefeito de Osasco e vice-presidente de Ciência e Tecnologia, falou da importância da agenda para conectar oportunidades portuguesas e brasileiras. “Além da troca de informações, também precisamos fortalecer essas conexões de oportunidades e de serviços tanto para empresas portuguesas, quanto para empresas brasileiras”, declarou o prefeito.

Depois, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, recepcionou a delegação em um almoço oferecido pela prefeitura. Na oportunidade, foi apresentado o Oeiras Move, programa de mobilidade urbana do município, que integra, dentre outros modais, estacionamento de rua e serviços de compartilhamento de bicicletas.

A delegação ainda foi recebida na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e em visitas técnicas à Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais da Europa.

Estiveram na apresentação do projeto “@Coimbra”, financiado através do programa Bairros Comerciais Digitais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), projeto que visa promover a transformação digital do comércio local, reforçar a coesão territorial e impulsionar a economia tradicional por meio da digitalização e da inovação tecnológica, introduzindo mudanças significativas no modelo de negócio. O investimento previsto é de 1,236 milhões de euros, salientou Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara de Coimbra.

Na programação também esteve a visita ao CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos), referência em projetos sustentáveis nas áreas de mobilidade, espaço e educação ambiental. E, a delegação visitou a sede da LIPOR, consórcio intermunicipal responsável pela gestão de resíduos sólidos na região do Grande Porto, para conhecer os circuitos de reciclagem, valorização de resíduos e ações de educação ambiental voltadas à sustentabilidade urbana.

Ainda no Porto, os prefeitos brasileiros conheceram políticas de reabilitação urbana, fizeram visitas ao Quarteirão D. João I e ao Mercado do Bolhão, e conheceram o Porto Innovation Hub, plataforma de fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade.

Comitiva brasileira recebida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Foto Andreia Merca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também