Da Redação
Na segunda-feira, 17, o General de Exército do Estado-Maior do Exército de Portugal, Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, realizou uma visita institucional ao Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Após a escolta de honra realizada pelos Dragões da Independência, o oficial-general português foi recepcionado no Quartel-General do Exército, em Brasília (DF), onde foi homenageado pela guarda de honra do Batalhão da Guarda Presidencial e recebeu salvas de gala da Bateria Caiena.
O General Mendes Ferrão participou de uma audiência com o General Tomás, durante a qual foram discutidos temas de interesse mútuo, relacionados às duas instituições.
Encerrando a atividade, o visitante foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar. Ela é concedida a militares, civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à nação brasileira.
Segundo o Exército, as duas instituições “compartilham uma longa história de intercâmbio e colaboração, com destaque para ações nas áreas de ensino, doutrina, logística e tecnologia militar. Essa parceria contribui para o aprimoramento profissional dos militares e para o fortalecimento da interoperabilidade entre as Forças Armadas de ambos os países”.
O Chefe do Estado-Maior do Exército Português tem 43 anos de serviço e foi promovido ao atual posto em 1º de março de 2023. É formado no Curso de Infantaria da Academia Militar, no Curso de Estado-Maior e no Curso de Promoção a Oficial General, além de ter completado, entre outros, o ACE Orientation Staff Course.
Embaixada
Também no mesmo dia, o Embaixador de Portugal Luis Faro Ramos ofereceu na Residência Oficial, um almoço em honra do Chefe do Estado-Maior do Exército português, General Eduardo Mendes Ferrão, no Brasil para visita de trabalho.