Por Odair Sene
No dia 10 de junho, data máxima da Nação Portuguesa, quem comandou a solenidade do Centro Cultural Português foi o diretor José Octávio Sousa, responsável pelo protocolo, que anunciou a formação da mesa chamando inicialmente o presidente em exercício Dr. Alberto Barduco, que representou nesta solenidade, o presidente José Duarte de Almeida Alves, ausente por motivo de viajem a Portugal.
Ao jornalista Ronaldo Andrade, do Portal TV Portuguesa, a palestrante Dra. Tânia Maria Alves de Camargo Silva, disse que ficou “muito honrada” com o convite, disse ter uma “grande admiração por Portugal”, e que considera Portugal “nossa pátria mãe”.
“Foi uma alegria muito grande poder estar aqui hoje e fazer uso da palavra nessa data tão importante”, referiu a promotora que falou sobre a admiração que o brasileiro de maneira geral, tem por Portugal, da importância de Portugal para nós.
Também abordou o tema das comunidades portuguesas, de como os navegadores portugueses levaram essa cultura para grande parte do mundo, e ainda falou de Camões, “o símbolo maior de Portugal”.
Por fim a convidada Dra. Tânia Maria falou que em Portugal se sentiu em casa – “Eu me senti em casa, tanto em relação à cultura, como em relação à comida, quanto em relação ao povo, muito acolhedor, muito festivo, muito respeitoso. Então é um país que sempre que eu posso, eu volto”.
Também falando ao Portal TV Portuguesa, o presidente em exercício Dr. Alberto Barduco, lembrou que a data é tradicional do Centro Cultural, “e a importância exatamente é essa, lembrar todo mundo das raízes, de tudo que Portugal representa, principalmente pra nós aqui de Santos, que é uma das cidades mais portuguesas do Brasil, de maneira que nós não podíamos deixar de fazer justamente nesse dia, e é por isso que nós estamos aqui em plena terça-feira, respeitando sempre o dia 10”, disse referindo-se ao “Dia de Portugal”.
Barduco lembrou que a entidade costuma convidar toda a comunidade portuguesa, e que “dá muita satisfação ver a casa cheia”, falou ele que recebeu vários presidentes de casas regionais e representes de vários órgãos e instituições lusófonas da Baixada.
O evento foi aberto e finalizado com a sempre marcante participação do Coral do CCP executando com a maestria de sempre, os hinos de Portugal e do Brasil.
Sobre a reunião do presidente Duarte com o novo SECP em Portugal, Eduardo Costa, membro da comitiva escreveu uma nota informando ter acompanhado o Comendador José Jose Duarte Alves, e esposa Fatima Duarte Alves, membro do Conselho das Comunidades Portuguesas e Presidente do centenário Centro Cultural de Santos, SP, e na reunião concedida pelo novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.
O presidente do Centro Cultural foi assim o primeiro representante das Comunidades a ser recebido por Emídio Sousa, “que aceitou o convite para presidir à distinta efeméride dos 130 anos daquela dinâmica instituição no país-irmão”.