Da redação
A 8ª edição do Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience decorre no dia 4 de julho de 2025, no Hotel Holiday Inn Lisboa Continental, em Portugal, com a presença de mais de 100 espumantes nacionais e internacionais.
Este ano houve um reforço da presença espanhola na competição, com as amostras enviadas pelo país vizinho a representarem cerca de 30% das marcas de espumantes (espumosos e cavas) a concurso. Já está confirmada também a presença de espumantes da região italiana de Trento DOC.
No concurso, aberto a todos os espumantes Brutos e Brutos Naturais produzidos através dos métodos tradicional, natural e de charmat, engarrafados em todas as regiões do mundo, as amostras são avaliadas por um júri composto por jornalistas e críticos da especialidade, escanções, enólogos e proprietários de lojas de vinho e restaurantes.
O resultado final dos espumantes em competição é a média aritmética da pontuação dada pelos juízes, excluindo as notas mais alta e mais baixa. Serve para definir as Medalhas de Prata (85 a 89,9 pontos), Ouro (90 a 94,9 pontos) e os Prêmios de Prestígio (Mais de 95 pontos) entre os espumantes concorrentes.
Organizado por José Miguel Dentinho, jornalista, crítico e provador de vinhos em vários concursos nacionais e internacionais com mais de 30 anos de profissão, e Luís Gradíssimo, formador e autor na área da enogastronomia e vinho e detentor da marca Enóphilo, o Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience 2025 pretende distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, para estimular a sua produção e contribuir para a expansão da cultura do espumante.
Vinhos
Luís Gradíssimo também é o responsável pelo Enóphilo Wine Fest já na 6ª edição na cidade de Coimbra. O evento deste ano contou com mais de 35 produtores de vinho nacionais que deram a conhecer as suas propostas aos consumidores finais, restauração e distribuição, da região centro do país.
O especialista ainda lançou este ano o quarto volume da coleção “Guias de Vinhos de Portugal” disponível para compra na Amazon. Este volume, vem trazer uma nova luz sobre a região alentejana, com a avaliação de 348 vinhos, agregando uma amostra completa da sua produção vitivinícola.
A região vitivinícola do Alentejo cobre cerca de um terço do território continental português e, segundo os dados relativos ao ano de 2023, o mais recente com dados oficiais publicados pela CVRA, a região conta com cerca de 23.500ha de vinha, dos quais 16,9 mil estão em sub-regiões DO e os restantes 6,5 mil estão em zonas IG (Indicação Geográfica), ou seja, a vinha em sub-regiões DO representa cerca de 72% do encepamento da região, demonstrando a vastidão de vinhos e produtores.
O guia elegeu 7 tintos como os melhores da região: Enxarrama 2014 tinto, Júlio B. Bastos 2018 tinto Grande Reserva, Arché 2022 tinto, Torre de Palma 2017 tinto Reserva da Família, Matremília 2020 tinto Grande Reserva, Natus 2022 tinto e Mouchão 2017 tinto. Nos brancos, o top é constituído por 8 vinhos: Morgado de Oliveira NV branco, Arché 2022 branco, Natus 2023 branco, Altas Quintas 2023 branco Reserva, Élevage 2022 branco, Equinócio 2023 branco, Milmat 2020 branco Reserva e Respiro 2023 branco Altitude.