Brasil e Portugal em chamada pública para mapear artes cênicas afro e da diáspora

Brasileiro no Parque Eduardo VII, na Abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no palco Colina do Encontro, centro de Lisboa, Portugal, 29 de julho de 2023. MIGUEL A. LOPESLUSA

Da Redação

OPrograma Ibercena lançou a convocatória Confluências das Artes Cênicas Afro Ibero-americanas e da Diáspora, um projeto que busca reunir artistas, gestoras/es e investigadoras/es do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Portugal para repensar, em conjunto, políticas públicas representativas para o setor. As inscrições ficam abertas até 29 de junho.

Com a chamada pública, o Ibercena procura criar um espaço de diálogo, mapeamento e proposta coletiva, que torne visível o estado atual das artes cênicas afro e da diáspora na região iberoamericana, analisando as condições de desenvolvimento profissional e traçando estratégias para inclusão e empregabilidade.

Os trabalhos com o grupo selecionado serão realizados entre julho e outubro de 2025, combinando encontros virtuais e um encontro presencial em Limón, na Costa Rica.

A Convocatória destina-se a artistas, gestoras/es, investigadoras/es e produtoras/es afrodescendentes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Portugal, com pelo menos dez anos de trajetória no campo das artes cênicas (teatro, dança, circo, artes vivas), no setor público, privado ou independente.

Será considerada a experiência relacionada com políticas culturais e projetos que promovam a participação e visibilidade das comunidades afrodescendentes.

O Ibercena vai selecionar uma pessoa por país, que trabalhará em conjunto em torno de três eixos principais: o estado atual das artes cênicas afrodescendentes nos seus territórios; as políticas públicas e quadros legais existentes; e as condições para o desenvolvimento profissional e a empregabilidade de artistas afrodescendentes na região.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected]. Acesse aqui o formulário de inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também