Da Redação
OPrograma Ibercena lançou a convocatória Confluências das Artes Cênicas Afro Ibero-americanas e da Diáspora, um projeto que busca reunir artistas, gestoras/es e investigadoras/es do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Portugal para repensar, em conjunto, políticas públicas representativas para o setor. As inscrições ficam abertas até 29 de junho.
Com a chamada pública, o Ibercena procura criar um espaço de diálogo, mapeamento e proposta coletiva, que torne visível o estado atual das artes cênicas afro e da diáspora na região iberoamericana, analisando as condições de desenvolvimento profissional e traçando estratégias para inclusão e empregabilidade.
Os trabalhos com o grupo selecionado serão realizados entre julho e outubro de 2025, combinando encontros virtuais e um encontro presencial em Limón, na Costa Rica.
A Convocatória destina-se a artistas, gestoras/es, investigadoras/es e produtoras/es afrodescendentes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Portugal, com pelo menos dez anos de trajetória no campo das artes cênicas (teatro, dança, circo, artes vivas), no setor público, privado ou independente.
Será considerada a experiência relacionada com políticas culturais e projetos que promovam a participação e visibilidade das comunidades afrodescendentes.
O Ibercena vai selecionar uma pessoa por país, que trabalhará em conjunto em torno de três eixos principais: o estado atual das artes cênicas afrodescendentes nos seus territórios; as políticas públicas e quadros legais existentes; e as condições para o desenvolvimento profissional e a empregabilidade de artistas afrodescendentes na região.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected]. Acesse aqui o formulário de inscrição.