António Costa e Papa Leão XIV discutiram caminhos para a paz na cena mundial

Foto divulgação

 O presidente do Conselho Europeu, António Costa, foi hoje recebido no Vaticano pelo Papa Leão XIV, com quem discutiu formas de “alcançar a paz na Ucrânia, em Gaza e noutras partes do mundo”, num debate que considerou “muito inspirador”.

“Leão XIV é o Papa da paz — da paz real. É uma honra conhecer o pontífice no início do seu pontificado. Hoje tivemos um debate muito inspirador sobre a melhor forma de alcançar a paz, nomeadamente na Ucrânia, em Gaza e noutras partes do mundo”, escreveu o presidente do Conselho Europeu na sua conta oficial na rede social X, depois da audiência.

Na mesma publicação, Costa defendeu que Bruxelas e o Vaticano devem “continuar a abordar questões globais como as alterações climáticas, a redução das desigualdades e a dignidade do trabalho”.

“É com expectativa que espero que a União Europeia e a Santa Sé trabalhem juntas pelo bem comum”, concluiu António Costa na sua publicação, acompanhada de fotos da audiência no Vaticano.

Itália

Ainda hoje, António Costa foi recebido, em Roma, pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, numa reunião no Palácio Chigi, sede do Governo italiano.

 Durante o encontro foram discutidos vários dossiês, como defesa, segurança, migrações e os conflitos na Ucrânia e em Gaza.

“Tive uma ótima reunião com Giorgia Meloni em Roma. Debatemos a preparação do Conselho Europeu de junho, bem como as cimeiras do G7 e da NATO”, começou por referir Costa numa publicação na sua conta oficial na rede social X.

“A fim de aumentar a prontidão da defesa comum da Europa, temos de assegurar uma despesa mais eficiente e uma abordagem coletiva da segurança. A segurança é mais do que a defesa. Exige paz, prosperidade e estabilidade assentes em soluções sustentáveis para os desafios globais”, prosseguiu o ex-primeiro-ministro português.

Ainda sobre o encontro com Meloni, o presidente do Conselho Europeu acrescentou que também foi discutida “a importância de uma política europeia de migração eficaz e bem gerida”.

“Por último, abordámos o contexto geopolítico mais vasto, incluindo as relações transatlânticas e a situação na Ucrânia e em Gaza”, indicou.

A concluir, António Costa afirmou aguardar com expectativa a participação na Conferência de Recuperação da Ucrânia, que terá lugar em Roma, a 10 e 11 de julho.

Da parte do Palácio Chigi, foi emitida uma pequena nota informativa a dar conta do encontro, com o Governo italiano a apontar que Meloni e Costa tiveram oportunidade de discutir “a preparação das cimeiras internacionais previstas para as próximas semanas e, em especial, do Conselho Europeu de junho”.

“Neste contexto, foram debatidos os principais temas da agenda internacional, começando pela Ucrânia e o Médio Oriente, e a agenda europeia, com destaque para a segurança e a defesa, a competitividade, as relações transatlânticas e as migrações”, indicou o curto comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também