Embaixada e Marinha do Brasil preparam os 100 anos da primeira travessia do Atlântico Sul

Da Redação

O Embaixador de Portugal no Brasil esteve em reunião de trabalho, neste dia 24, no Comando do Primeiro Distrito Naval da Marinha do Brasil, com vista à preparação das comemorações do centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Luís Faro Ramos e o Comandante do Primeiro Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vasquez, o Consul Geral Adjunto, Dr. João Marco de Deus, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, o representante da Marinha do Brasil na Comissão do Bicentenário da Independência, Contra-Almirante José Elkfury, o Presidente da Associação Luís de Camões e Presidente do Real Gabinete Português de Leitura, Dr. Francisco Gomes da Costa e o Diretor Institucional da Associação Luís de Camões, Conselheiro de Embaixada Francisco Duarte Azevedo, participaram da reunião.

Para celebrar o marco, a Expedição Lusitânia tem como objetivo comemorar o centenário da primeira travessia do Atlântico Sul, realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

A homenagem será feita com uma repetição da viagem integral dos portugueses, escalando exatamente os mesmos locais onde eles atracaram. A expedição será integrada por 9 veleiros, com cerca de 30 tripulantes.

As embarcações sairão de Lisboa em 3 de abril, com data prevista de chegada no Brasil a 18 de maio, em Fernando de Noronha. Depois, as embarcações seguirão para o Recife, onde atracarão dia 26 de maio. A expedição termina no Rio de Janeiro.

Todas as embarcações terão um logótipo a indicar: “Salve os oceanos, salve a humanidade”, uma campanha de sensibilização que alerta para a urgência do desenvolvimento sustentável.

Pernambuco

Em encontro com o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara na última terça-feira, no Palácio do Campo das Princesas, o Embaixador Luís Faro Ramos também explicou detalhes da Expedição Lusitânia, acompanhado pelo Vice-Cônsul de Portugal em Pernambuco, Marco Melo.

No encontro com o Governador Paulo Câmara, abordou, dentre outros temas, o evento internacional com a chegada dos nove veleiros que sairão de Portugal para refazer a rota da primeira travessia do Atlântico, a expectativa de chegada é para o final de maio no Cabanga Iate Clube.

No encontro foram também abordados os potenciais econômicos do Estado de Pernambuco, com intuito de atrair o interesse de investidores portugueses.

Ao final da sua visita ao estado, na tarde do dia 22, o Embaixador de Portugal no Brasil e o Vice-Cônsul, além da diretora do Camões-Centro Cultural Português em Brasília, Alexandra Pinho, estiveram no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco.

As autoridades foram recebidas pelo Presidente do Gabinete, Celso Stamford, pelo Vice-Presidente e por membros da diretoria. Foram abordados vários assuntos de âmbito cultural, com destaque para o centenário da travessia do Atlântico Sul, já que a passagem da Expedição Lusitânia será um dos momentos altos destas celebrações.

Foram também apresentados os avanços no processo de digitalização do acervo da biblioteca do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco.

“Foi com muita honra que recebemos na última terça-feira a visita do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos em nosso Gabinete. Na ocasião, ele aproveitou para ressaltar a importância da instituição para a preservação da memória e da cultura portuguesa em nosso Estado” divulgou a entidade.

No cargo desde dezembro de 2021, Luís Faro visitou pela segunda vez o Recife e o GPL.

Na sua visita ao estado, o Embaixador esteve ainda na Fundação Joaquim Nabuco, por ocasião da inauguração de uma exposição documental dedicada ao bicentenário da independência do Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: