A homenagem é uma forma de perpetuar o seu legado e de reconhecer o seu empenho em prol daquela comunidade.
Por Odair Sene
O ex-presidente da Casa de Portugal de São Paulo, Comendador Antonio dos Ramos foi homenageado em sua terra natal, Vilarelho da Raia, uma freguesia portuguesa localizada no município de Chaves, região norte de Portugal, em Trás-os-Montes. Uma aldeia de onde veio nosso saudoso Comendador António dos Ramos, que agora tem seu “busto” inaugurado na praça, numa solenidade realizada dia 08 de junho – em uma ação conjunta do Centro Social Cultural e Desportivo e a Junta da Freguesia, em reconhecimento ao homem que se dedicou “com generosidade” à sua Terra.
Presidente da Casa de Portugal de São Paulo por mais de três décadas, Antonio dos Ramos faleceu no dia 26 de Julho de 2024. Na ocasião, a entidade divulgou em nota: “Nossa eterna gratidão ao Comendador Antonio dos Ramos, que tanto contribuiu e se dedicou à comunidade luso-brasileira. Sua atuação tornou a Casa de Portugal uma referência na promoção cultural e um pilar fundamental na nossa comunidade”.
Segundo os organizadores da solenidade em Chaves, a homenagem é uma forma de perpetuar o seu legado e de reconhecer o seu empenho em prol daquela comunidade. A programação teve início com Missa na Igreja Paroquial de Santiago de Vilarelho da Raia pelas Almas dos irmãos Ramos.
Depois aconteceu a cerimônia de inauguração do busto “António dos Ramos” no Largo do Campo; e por fim a cerimônia em memória dos Irmãos Ramos seguida de uma confraternização no Salão Nobre do Centro Social e Cultural de Vilarelho da Raia.
Nossos parabéns aos organizadores e aos familiares.
Junta de Freguesia de Vilarelho da Raia publica mensagem em memória dos irmãos Ramos
Vilarelho da Raia não esquece. Hoje relembramos, com gratidão e saudade, a generosidade dos Irmãos Ramos. Foram homens que deram sem pedir, e deixaram à sua terra o mais bonito dos legados: o cuidado e o amor pelas raízes. Eternamente gratos.
Foram homens discretos, mas com um coração imenso, que ajudaram sem pedir nada em troca — apenas com o desejo genuíno de ver a sua aldeia que tanto estimaram, crescer com dignidade e esperança.
Hoje, não agradecemos apenas o que fizeram. Agradecemos quem foram. Partiram, mas deixaram raízes profundas.
Recebam o nosso abraço sincero, o nosso respeito profundo e a certeza de que, enquanto esta freguesia tiver memória, o nome do Comendador António dos Ramos e dos seus irmãos João dos Ramos e Frederico dos Ramos serão sempre ditos com orgulho, com emoção… e com eterna gratidão.
Video exibido aos presentes, é mais uma homenagem a ser vista:
https://www.facebook.com/share/v/1CwydojDoX/