Presidente português recebeu “Chave de Honra do Município” de Ponta Delgada

Mundo Lusíada
Com agencias

Nos Paços do Concelho, depois da assinatura do Livro de Honra e perante todo o executivo camarário e antigos e atuais autarcas micaelenses, o Presidente de Portugal agradeceu a José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara de Ponta Delgada, a entrega da “Chave de Honra do Município”.

“Antes mesmo de receber a Chave já me considerava dos vossos, uma aliança que vem das afinidades afetivas e que por isso dura até ao fim da vida”, disse o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, recordando as muitas vezes em que já visitou o arquipélago.

Na Sessão Solene em 09 de junho, ficou ainda o elogio da Autonomia por parte do Presidente da República, por si votada enquanto Deputado constituinte.

Após a cerimônia, o Presidente da República dirigiu-se ao Centro Municipal de Cultura onde decorreu o almoço comemorativo do Dia de Portugal oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Antes, no Içar da Bandeira Nacional em Ponta Delgada no início das Comemorações do Dia de Portugal, o Presidente recebeu honras militares prestadas Guarda de Honra de Cadetes da Academia Militar durante o içar da Bandeira Nacional, enquanto a Banda da Exército executava o Hino Nacional.

A cerimônia, que decorreu junto às Portas do Cidade em Ponta Delgada, assinalou o início das Comemorações na Ilha de São Miguel na Região Autônoma dos Açores, e posteriormente em Boston, Providence e New Bedford nos Estados Unidos da América.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, após a Cerimônia do içar da Bandeira Nacional, dirigiu-se a pé até às Portas do Mar em Ponta Delgada onde visitou as Atividades Militares Complementares presentes pelos três ramos das Forças Armadas, onde se incluem a demonstração de equipamentos e atividades.

Já ao final da tarde, o Presidente da República esteve no Palácio de Sant’Ana para a apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático acreditado em Portugal, seguindo-se uma recepção comemorativa do 10 de Junho, oferecida pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, com o primeiro-ministro, António Costa.

Juntos, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa assistiram, a noite, a um concerto na igreja paroquial de São José e a um espetáculo de fogo de artifício, os dois últimos pontos da agenda das comemorações oficiais do 10 de Junho, que só vão terminar na segunda-feira, nos Estados Unidos, com passagens por Boston e Providence.

Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris e, em 2017, no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo.

Mergulho

O Presidente aproveitou uma pausa na agenda das comemorações do 10 de Junho para tomar banho em Ponta Delgada numa piscina urbana com água do mar onde dezenas de açorianos aproveitavam o dia de sol.

“Vir aos Açores e não mergulhar é ofensivo”, considerou Marcelo Rebelo de Sousa, falando aos jornalistas cerca das 16:00 locais (menos uma hora do que em Lisboa), pouco antes de entrar na água da piscina do Pesqueiro.

Após cerca de 15 minutos de banho, o chefe de Estado tirou dezenas de fotografias com outros banhistas e elogiou a temperatura da água, “nos 21, 22 graus”, acima dos 14 com que tomou “nas últimas vezes” no continente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: