Consulado de Portugal em São Paulo lança projeto de consulado móvel inovador em Araraquara

Projeto permite que portugueses e descendentes sejam beneficiados por serviços consulares sem necessidade de se deslocar até a capital paulista.

 

Mundo Lusíada
Com agencias

Cônsul Geral de Portugal em São Paulo. Foto/Arquivo: Mundo Lusíada

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo lançou, em 10 de setembro, na cidade de Araraquara, a 1ª Permanência Consular portuguesa do estado. O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham no interior paulista, informou a assessoria da representação diplomática lusa.

A cidade de Araraquara foi a primeira a ser escolhida em razão de sua localização geográfica estratégica, no centro do Estado, próxima a outras importantes cidades, com grandes pólos industriais e rota logística de grandes empresas brasileiras.

A iniciativa vai levar a estrutura do Consulado Geral para mais perto daqueles que residem longe da capital, diminuindo a necessidade de percorrer grandes distâncias e os custos com viagem. “Queremos estar cada vez mais próximos das comunidades luso-brasileiras no interior e levar soluções que facilitem o dia a dia desses cidadãos”, explica o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.

A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças a um computador tecnologicamente avançado, intitulado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado. Indiretamente, o projeto servirá também como um meio de aproximação dos empresários portugueses da região.

Os atendimentos serão realizados na Beneficência Portuguesa de Araraquara e será necessário agendamento prévio pelo site do Consulado (www.consuladoportugalsp.org.br).

Até o final do ano, o Consulado Geral pretende lançar outras unidades móveis em distâncias cada vez maiores da capital de São Paulo, dentro da jurisdição abrangida pelo Consulado, nomeadamente os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Conselho da Comunidade

Diante do lançamento, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, em representação das associações portuguesas, manifestou o”regozijo pela oportuna e saudável ação do governo português”.

Em comunicado assinado pelo presidente Antonio de Almeida e Silva, o Conselho cumprimentou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário de Almeida, o Cônsul Geral, Paulo Lopes Lourenço, e o Diretor da Associação da Indústria e Comércio Exterior de Portugal (AICEP), Carlos Moura, pelo deslocamento que fizeram a região. Além do anfitrião Fabio Donato, Presidente da Beneficência Portuguesa de Araraquara.

“Conclamamos todos os dirigentes associativos e empresários luso-brasileiros da cidade e dos municípios ao redor, para um trabalho conjunto de valorização da nossa ação e dos valores que estão na base da  coletividade que integramos, resultantes da inquestionável identidade histórica e cultural entre Brasil e Portugal”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: