Bolsonaro vence na votação de brasileiros no Japão, Timor-Leste e região

Mundo Lusíada
Com Lusa

A comunidade de eleitores brasileiros em Timor-Leste votou maioritariamente a favor de Jair Bolsonaro para a Presidência do Brasil no segundo turno das eleições de hoje, tendência que se repetiu nos países da região.

Dos 44 votantes que participaram na eleição na capital em Díli, 27 votaram a favor de Bolsonaro e 11 de Fernando Haddad, tendo-se registrado cinco votos nulos.

Na primeira volta e dos 41 eleitores que votaram, Bolsonaro tinha obtido 26 votos e Haddad apenas dois.

Resultados de outras votações na região confirmam a vitória ampla de Bolsonaro, que obteve 63,35% dos votos em Sydney, na Austrália (1196 votos) contra os 734 de Haddad (34,64%), tendo-se registrado 224 votos brancos ou nulos.

Em Melbourne Bolsonaro obteve 131 votos e Haddad 75.

Fotos distribuídas nas redes sociais de documentos afixados em locais de votação confirmam igualmente a ampla vitória de Bolsonaro no Japão e na Nova Zelândia.

Os brasileiros no exterior votam em 99 países neste segundo turno, e todos os resultados serão confirmados apenas na segunda-feira, por conta de diferentes fusos horários.

Em Portugal

Em Lisboa, as portas da Faculdade de Direito fecham às 17h no horário local, e segundo o Cônsul do Brasil em Lisboa, pelas 20h00 já deverá ser possível saber o resultado em Portugal.

“A minha expectativa é que o número de eleitores que votaram na primeira volta, a 7 de outubro, seja superado”, disse o embaixador José Roberto de Almeida Pinto em declarações à Lusa na Faculdade de Direito de Lisboa. “Na primeira volta de 2018 já tivemos uma participação que foi percentualmente mais elevada do que a das duas voltas em 2014 [quando mais de 32% dos eleitores inscritos votaram], daí a expectativa de que a segunda volta possa ter uma afluência ainda maior”.

O cônsul do Brasil em Portugal disse ainda que a votação tem decorrido sem quaisquer incidentes. “A esperança é que se possa saber os resultados pelas 19h30 ou 20h00, mas não posso saber, porque depende do número de eleitores” que até às 17h estejam dentro do local de voto, e só quando o último desses eleitores votar é que termina a votação em Lisboa.

Questionado sobre quando será possível ter o resultado total da votação dos brasileiros em Portugal, o cônsul respondeu que isso não será divulgado em conjunto, porque não é permitido aos responsáveis eleitorais fazer as contas sobre a votação, razão pela qual, oficialmente, só serão conhecidos os resultados depois de somadas todas as folhas que serão afixadas com a contagem de votos em cada mesa eleitoral.

“Nós não podemos, legalmente, contabilizar o total”, salientou o embaixador José Roberto de Almeida Pinto. “Só vamos saber os resultados da votação de Lisboa, mas no Porto e em Faro farão a mesma coisa, e afixarão em local público, porque assim determina a lei brasileira“, conclui o responsável.

Cerca de 147,3 milhões de eleitores são chamados às urnas para decidir quem será o próximo Presidente da República brasileiro, numa disputa entre  Jair Bolsonaro, e Fernando Haddad. Além da corrida para o cargo de Presidente, os brasileiros terão também de escolher governos regionais que não ficaram definidos no primeiro turno, que se realizou dia 7 de outubro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: