Alto Minho vê como “muito positiva” a criação do Ministério da Coesão Territorial

Da Redação
Com Lusa

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho disse ver como “muito positiva” a criação do Ministério da Coesão Territorial, apesar de considerar tratar-se de um “desafio em todas as áreas de governação”.

“A coesão territorial é um desafio em todas as áreas de governação. No entanto, esperamos uma atenção especial deste novo ministério nas questões demográficas, nos territórios de baixa densidade e nos territórios de fronteira”, sublinhou o socialista José Maria Costa.

O líder da CIM do Alto Minho, que é também presidente da Câmara de Viana do Castelo, considerou ser “muito positiva” a criação daquela pasta no novo executivo português.

A CIM do Alto Minho integra os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo: Viana do Castelo (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Ponte da Barca (PSD), Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Vila Nova de Cerveira (Movimento Independente PENCE-Pensar Cerveira), Valença (PSD), Monção (PSD) e Melgaço(PS).

O XXII Governo Constitucional, apresentado na terça-feira por António Costa ao Presidente da República, vai ter como ministros de Estado Pedro Siza Vieira, Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Mário Centeno.

Catorze ministros mantêm-se à frente das mesmas pastas, existindo cinco novos ministros, o que, segundo fonte do executivo, representa um sinal de “estabilidade e de continuidade” em relação ao anterior elenco governamental.

O segundo executivo liderado por António Costa vai integrar 19 ministros, além do primeiro-ministro, o que o torna o maior em ministérios dos 21 Governos Constitucionais, e também o que tem mais mulheres ministras, num total de oito.

António Costa propôs ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a nomeação de Ana Abrunhosa para o cargo de ministra da Coesão Territorial, uma nova pasta na orgânica do XXII Governo Constitucional.

Ana Maria Pereira Abrunhosa, doutorada em Economia pela Universidade de Coimbra, foi até agora presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Centro.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro, a “autonomização do Ministério da Coesão Territorial” pretende ser “uma manifestação da prioridade à valorização do território” por parte do futuro executivo.

O Governo deve ser empossado por Marcelo Rebelo de Sousa “na próxima semana”, após a publicação do mapa oficial das eleições de 06 de outubro e da primeira reunião do parlamento.

De acordo com os resultados globais, divulgados no ‘site’ da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, as legislativas de 06 de outubro foram ganhas pelo PS com 36,34% dos votos e 108 deputados eleitos e o PSD foi o segundo partido mais votado, com 27,76% dos votos e 79 deputados.

A taxa de abstenção foi de 51,43%.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: