Portugal com investimento abaixo da média europeia em transportes

Mundo Lusíada
Com Lusa

Portugal investiu 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor dos transportes em 2016, abaixo da média da União Europeia (1,9%), segundo dados divulgados pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, o investimento do Governo português no setor dos transportes é estimado em 1,7% do PIB, incluindo gastos com os operadores de transportes públicos e despesas na gestão, construção e manutenção de infraestruturas como estradas, caminhos-de-ferro ou aeroportos.

Em 2016, o Luxemburgo foi o país que mais investiu nos transportes (3,7% do PIB), seguindo-se a Hungria e a República Checa (3,5% cada).

No extremo oposto, com menor intensidade de investimento, estão Chipre (0,6%), Irlanda (1,1%) e Malta (1,2% do PIB).

Transportes mais baratos

Na última semana, partido da oposição acusou o governo de ter sido “desmascarado” quanto à “bandeira do investimento” nos transportes públicos, tendo em conta os 54,6 milhões de euros de prejuízos apresentados pela CP – Comboios de Portugal no primeiro semestre.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, ainda defendeu que a redução do preço dos passes para os transportes públicos deve abranger todo o país “de forma equitativa”, e não só Lisboa e Porto.

Nessa discussão, também o BE considerou positiva a redução do preço dos passes sociais em Lisboa, proposta pelo presidente da Câmara, Fernando Medina, mas avisou que “sem investimento fica um pouco aquém daquilo que, de fato, é necessário”.

“A outra questão que nos parece essencial e que faltou nas declarações que Medina fez tem a ver com também uma visão do que é que é um serviço público de transportes e com o investimento que é necessário no material circulante, nas condições que são dadas porque não basta baixar os preços se as pessoas sentirem que o transporte não lhes é suficiente”, disse a deputada Isabel Pires.

Também o PCP já reagiu a esta iniciativa considerando, no mesmo sentido, que esta medida tem de ser acompanhada pelo aumento do investimento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: