Governo vai comemorar 500 anos da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

Da Redação
Com Lusa

CulinariaBrasilColonia_CaravelaPortugalRJO Conselho de Ministros anunciou a criação de uma Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo português Fernão de Magalhães, a realizar-se entre 2019 e 2022.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, essa estrutura temporária para o projeto será presidida por José Manuel de Carvalho Marques, atual presidente da Câmara Municipal de Sabrosa.

No comunicado, é sublinhado que o autarca possui uma “vasta experiência e conhecimento na coordenação de projetos multiorganizacionais em torno da temática da circum-navegação”.

O Conselho de Ministros recorda ainda que José Manuel de Carvalho Marques foi impulsionador da criação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães, de que foi vice-presidente, e da Rede de Universidades de Magalhães.

O autarca, que já anunciou a renúncia do mandato na Câmara Municipal, foi também responsável pela inscrição da “Route of Magellan. First around the world”, na lista indicativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“São assim criadas as condições para a organização das comemorações dos 500 anos da primeira viagem completa em torno do globo, concretizada entre 1519 e 1522, facto histórico que será assinalado não só no âmbito da ação externa e de desenvolvimento regional, como também nas vertentes cultural, científica e económica”, indica o comunicado.

De acordo com o Conselho de Ministros, o projeto será desenvolvido “em articulação com as instituições do ensino superior e instituições científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas”.

Fernão de Magalhães (1480—1521) notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome.

Aquando da recente visita dos reis de Espanha a Portugal, o rei Filipe VI também aproveitou para lembrar o marco histórico: “Há um símbolo de história nos próximos anos, que celebraremos conjuntamente, que são os 500 anos desse projeto em comum de [Fernão de] Magalhães e [Juan Sebastián] Elcano”, em 2019.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: