FGV e Universidade de Lisboa promovem VI Fórum Jurídico

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o ministro Henrique Meirelles, e o presidente de Portugal participam do evento.

Da Redação

Acontece em abril o VI Fórum Jurídico de Lisboa – Reforma do Estado Social no Contexto da Globalização, organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e pela FGV Projetos.

O encontro será realizado nos dias 03, 04 e 05 de abril de 2018, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na capital portuguesa. Acadêmicos, ministros e secretários de Estado estão entre os participantes, entre eles, o ministro brasileiro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

De Portugal, estarão o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Fonseca Vieira da Silva, o ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes, e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

A sexta edição do evento tem o intuito de debater questões contemporâneas sob o mote do Estado Social no contexto da globalização. Dentre os principais temas a serem discutidos estão a relação entre globalização e a crise do Estado de bem-estar social, o aumento mundial no nível de segurança, o impacto na migração e os impactos econômicos da economia global.

Entre outros temas, além do Estado Social e os Desafios da Economia Moderna, está Mudanças tecnológicas e seus impactos sociais, econômicos e jurídicos, Eficiência do Sistema de Saúde Pública, Desafios Contemporâneos do Ensino Universitário: Acesso, Qualidade e Formas de Financiamento, Mecanismos de Inclusão Social, entre outros.

O objetivo deste evento é discutir a garantia dos direitos fundamentais no novo contexto global fortemente marcado pela revolução tecnológica e pela circulação de pessoas, de mercadorias e de capitais. Esse debate é central para a manutenção e fortalecimento da democracia. O evento, portanto, fornecerá o ambiente propício para debates de alta qualidade e que poderão contribuir para o desenvolvimento do Estado Social.

Segundo divulgou a FGV, o valor da inscrição será doado às instituições Casa da Mãe Preta do Brasil, Promovida e Fundação D. Pedro IV. A inscrição do evento é feita pelo site http://forumjuridicodelisboa.com/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: