Jovens lusófonos participam da Jornada Mundial da Juventude no Rio

Mundo Lusíada
Com agencias

Logo_JornadaMundialJuventudeRioSão muitos os países africanos representados na JMJ que começou no Rio de Janeiro. De entre eles, jovens de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe.

Cabo Verde está representado com 150 jovens acompanhados por dois padres e pelo Bispo do Mindelo, D. Ildo Fortes, São Tomé e Príncipe com 46 acompanhados pelo P. Miguel Gomes, Moçambique com cerca de 60, acompanhados de dois padres (P. Hélio Langa e P. Eugénio), pela irmã Ivone, pelo bispo de Tete, D. Inácio Saúre, responsável da Conferência Episcopal pela Pastoral Juvenil e ainda pelo Arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio, segundo o qual esta participação é uma ocasião para os jovens se enriquecerem na vida espiritual e transmitirem essa experiência nas suas paróquias quando regressarem.

De Cabo Verde, cerca de 150 jovens cabo-verdianos participam da na 28ª Jornada com a presença do Papa Francisco. Também de Macau traz, pela primeira vez, um grupo de língua portuguesa às Jornadas Mundiais da Juventude. A comitiva composta por dez pessoas, das quais seis são jovens.

O bispo de Mindelo, Ildo Fortes, chefiando a delegação cabo-verdiana, indicou que uma centena de jovens pertence à diocese de Santiago e os restantes à que dirige na ilha de São Vicente. Segundo ele, um momento “ímpar para os jovens”, não só pelo contato com a juventude católica de todo mundo, mas também pelo encontro com o papa Francisco.

Adilson de Pina, técnico de saúde, integra o grupo de quatro cabo-verdianos participante do Encontro Mundial da Juventude Franciscana, em Minas Gerais, que antecedeu as jornadas mundiais da Juventude no Rio de Janeiro, ressaltou o fato de ser uma oportunidade única privar com jovens que comungam da mesma fé. “É uma oportunidade única na vivência da fé católica participar no evento. O essencial é estar com o papa, receber a mensagem e levar a fé cabo-verdiana. Vamos mostrar que vivemos os ensinamentos católicos e que estamos firmes na nossa caminhada”, disse.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude tem por lema “Ide e Fazei Discípulos Entre Todas as Nações” e visa dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo.

Durante o evento, acontece a “LusoFesta”, organizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Juvenil para o segundo dia da JMJ, pretendendo ser um momento de convívio e partilha das tradições que unem os participantes lusófonos.

Jovens de Cabo Verde, Angola, Moçambique, além de Brasil e Portugal, confirmaram presença no evento na tarde de 24 de julho, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS >> Mais de 500 portugueses encontram o Papa no Rio e promovem a LusoFesta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: