Luso santistas anunciam geminação entre Santos e a portuguesa Lousã

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Em 17 de março, está agendado um almoço comemorativo da assinatura que torna cidades irmãs a brasileira Santos e a portuguesa Lousã. Diversos integrantes da comunidade luso-santista estão envolvidos nessa iniciativa, como da Associação Portuguesa Santista e seus diretores, Armando Viagens, além de vereadores santistas.

Armando Henriques Lopes, da Armando Viagens, falou ao Mundo Lusíada sobre a ação bilateral. “Isso nasceu da ida do presidente do conselho, Alexandre Antunes, a Lousã. Ele não é natural da Lousã mas é mais lousanense do que muitos que são. Eu também sou da Lousã”, contou.

Segundo ele, no encontro com o presidente da Câmara da Lousã, em Portugal, surgiu a ideia de se fazer geminação entre a cidade portuguesa, do distrito de Coimbra, com a cidade de Santos. “Foram feitas várias tratativas na Câmara Municipal de Santos, e nosso vereador conseguiu, junto ao prefeito essa resolução”.

Alexandre Antunes esteve recentemente na Lousã, onde tem residência e é a origem da sua família. Segundo ele, um papo com Armando Lopes, Emerson Coelho e o vereador Bruno Orlandi concretizou o projeto.

“Estavamos comentando a importância de Lousã para Santos. Muitos lousanenses vieram fazer sua vida em Santos, Praia Grande e região da baixada santista. E através do apoio da Armando Viagens, da Portuguesa Santista e do vereador Bruno Orlandi, se fez essa costura para a cidade de Santos assinar a parceria de cidade irmã com Lousã”.

A delegação portuguesa da Lousã chega na noite do dia 14 de março em Santos, e no dia 16 eles participam de alguns passeios para conhecerem a cidade do litoral paulista.

No dia 15 de março, acontece uma cerimônia onde será assinado documento na Prefeitura Municipal de Santos, e no domingo do dia 17 acontece um almoço na Portuguesa Santista, para toda a comunidade portuguesa, em comemoração ao acordo de geminação.

Esse não é o primeiro acordo de geminação entre Santos e cidades portuguesas. Ansião e Coimbra, por exemplo, já assinaram o mesmo acordo com Santos. Segundo Alexandre, a geminação com Lousã não será só mais um protocolo.

“Já existem diversos empresários de Santos que investem na Lousã. Nessa comitiva da Lousã, também estão vindo dois empresários, eles têm interesse em investir em Santos. Vai ser um conhecimento mútuo e parceria com ambas as cidades, para que os santistas possam investir lá e alguns lousanenses possam investir aqui também, tanto na parte de construção como no turismo e na área da cultura”, defendeu Alexandre Antunes, nascido em Santos, mas com “coração lousanense”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend