Consulado em Lisboa anuncia sétimo voo de repatriação de brasileiros

Mundo Lusíada

O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa anunciou que realizará o sétimo voo de repatriação de brasileiros nesta sexta-feira, 22 de maio, com destino a São Paulo.

Todos os passageiros contemplados com assentos no voo já tinham sido contactados pelo Consulado, e estavam em lista de espera, segundo o órgão.

“Essas listas foram preparadas com base nos cadastros mantidos pelos três Consulados-Gerais em Lisboa, Porto e Faro, conforme instruções amplamente divulgadas ao público, e visam a atender a dois conjuntos distintos de nacionais brasileiros: (1) viajantes retidos em Portugal por cancelamentos de vôos, no contexto da pandemia da covid-19; e (2) o universo de brasileiros desvalidos, sem condições de manter-se em Portugal nem de arcar com suas próprias passagens de regresso ao Brasil”.

O Consulado-Geral em Lisboa ainda pediu para os brasileiros não contactados, e fora da lista de passageiros ou lista de espera, que nõ se desloquem ao aeroporto.

“Quaisquer orientações em sentido contrário são contraproducentes, irresponsáveis e inefetivas, na medida em que nenhuma pessoa que não conste das listas previamente preparadas pelo Consulado será embarcada” divulgou.

Segundo o Consulado em Lisboa, as autoridades tentam viabilizar um novo voo de repatriamento adicional, para os brasileiros que se cadastraram na repartição consular de Lisboa, Porto e Faro.

Com o fechamento das fronteiras, muitos turistas brasileiros tiverem seus bilhetes de voos cancelados e não conseguiram retornar ao Brasil. Além disso, muitos emigrantes acabaram perdendo trabalho nesta crise e ficaram sem recursos para se manter no país.

A imprensa portuguesa chegou a reportar alguns brasileiros acampados na parte externa do Aeroporto de Lisboa, para pressionar as autoridades, pedindo um lugar nos voos para retornar ao país.

“O Itamaraty trabalha para que todos os brasileiros retidos no exterior em decorrência da pandemia voltem para casa” informa o governo através das redes sociais, em que relata os voos de países com repatriados até o momento. Até este mês tinham sido cerca de 20 mil brasileiros repatriados.

“O Consulado do Brasil em Lisboa conseguiu vagas para 7 nacionais em voo comercial de carga para o Brasil. O Itamaraty prossegue trabalhando pelo repatriamento de todos os viajantes brasileiros afetados pela crise do Coronavírus” divulgou a pasta no último dia 07.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: